NOTÍCIAS

Turismo | 28.05.15 - 11h39

Domingo é dia de Recife Antigo de Coração

img_alt

A 27ª edição do projeto vai aderir à campanha Maio Amarelo, de educação no trânsito, além de promover a solidariedade e caprichar no forró para o público entrar no clima do São João. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

 

Campanha educativa de trânsito, imersão na gramática e na cultura africanas e muito forró. Neste domingo (31), não vai faltar novidade na programação do Recife Antigo de Coração, projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, que convida a população a praticar esportes e se divertir a céu aberto nas principais ruas do bairro histórico, reservadas para os pedestres.


Já no clima junino, o projeto estreia o palco do forró, na Rua da Moeda. Das 19h às 21h, o forrozeiro Petrúcio Amorim celebrará seus trinta anos de carreira, convidando ao palco Santanna, Nádia Maia e Benil, logo após a tradicional apresentação da cantora Karynna Spinelli.

Além de forró e samba, vai ter show do brasiliense Demétrio Bogéa, que executará o repertório pop de seu primeiro disco Doce Pecado, a partir das 15h30, no palco montado na Alfredo Lisboa. Em seguida, a partir das 16h30, haverá apresentação do espetáculo circense O Lançador de Foguetes, do Rio Grande do Sul, na Praça do Marco Zero.

Na Rio Branco, o Detran-PE encerrará as atividades da campanha Maio Amarelo, de conscientização da população para a educação no trânsito e redução dos acidentes. Entre as atividades programadas, estão ações educativas e entrega de material impresso para os pedestres e ciclistas.

O Museu da Abolição também se fará presente na Rio Branco com a Ludoteca, que vai oferecer jogos e brincadeiras como a caça palavras para reforçar, de maneira divertida e interativa, a presença da cultura africana em nossa língua, nossos costumes, cultura e tradições. O projeto é fruto de uma parceria entre o Museu da Abolição e o Bureau de Cultura, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).

A solidariedade vai marcar de novo presença no Recife Antigo. A partir das 10h20, no palco montado na Alfredo Lisboa, vai ter o Show do Bem, da cantora Adriana B., que vai receber Augusto César, Almir Bezerra e o Coral do Movimento Pró-Criança.

O Show do Bem segue em cartaz no Recife Antigo de Coração até o fim do ano, para estimular o voluntariado. Assim como a Feirinha do Bem, montada na Avenida Rio Branco, onde haverá arrecadação de alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal para ONGs.

Também na Rio Branco e com o objetivo de estimular a solidariedade, será montado um quiosque do Transforma Recife, plataforma de voluntariado lançada pela Prefeitura do Recife para conciliar oferta e demanda de voluntários na cidade. Durante o Recife Antigo de Coração, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estará cadastrando cidadãos voluntários.

E vai ter muito mais. Feira de doação de animais, exposição sobre mergulho em naufrágios, aula de Ioga, exposição de artes plásticas, corrida de garçons, arrastão do frevo, além de ações de enfrentamento à violência contra a mulher, promovidas pela Secretaria da Mulher, são algumas das programações que movimentarão o domingo no bairro.

Também não faltarão brincadeiras para a criançada no polo infantil, que contará com oficina de pintura e colagem, brinquedos infláveis, exposição de álbum de figurinha, contação de história e campeonato de futebol de botão.

Quem preferir competições mais movimentadas, o polo esportivo oferecerá as mais variadas modalidades, como futebol, vôlei, basquete de rua, parkour, patinação artística e tênis na Marquês de Olinda; futebol americano na Avenida Rio Branco; além de badminton e slackline na Rua Dona Maria César.


RECIFE CONVIDA

Nesta edição, o Recife Convida recebe o município de São Lourenço da Mata. A capital nacional do pau-brasil apresentará seu artesanato e trará informações sobre seu rico conjunto arquitetônico, formado por usinas, igrejas e engenhos dos tempos coloniais, além de desfilar suas tradições culturais. Pela manhã, o Urso de São Lourenço da Mata vai invadir as ruas do Recife Antigo. À tarde, irão se apresentar os grupos Samba Simples, que vai cantar de Zeca Pagodinho a Thiaguinho, e Lia Morais com a quadrilha junina Zé Matuto.


MÚSICA NAS IGREJAS

A terceira edição do projeto será excepcionalmente realizada na Igreja Matriz de Jardim São Paulo, na Praça de Jardim São Paulo, devido à disputada pauta da Igreja Madre de Deus no mês das noivas. O concerto será realizado pela Orquestra Musical Life, um decateto de cordas que executará do pop ao clássico, das 17h às 18h.


PROGRAMAÇÃO

Polo Infantil

- Recreação "Brincando na Rua" - Av. Alfredo Lisboa, das 8h às 18h
- Campeonato de Futebol de Botão - Av. Alfredo Lisboa, das 8h às 18h
- Exposição de Álbum de Figurinhas - Av. Alfredo Lisboa, das 8h às 18h
- Contação de histórias - Av. Alfredo Lisboa, às 10h, 13h, 15h e 17h
- Oficina de pintura e colagem - Av. Alfredo Lisboa, às 10h, 13h, 15h e 17h



Polo Esportivo

- Aluguel de bike e patins: Rua do Bom Jesus, das 8h às 17h
- Futebol - Av. Marquês de Olinda, das 8h às 17h
- Futebol Americano - Av. Rio Branco, das 8h às 12h
- Badminton - Rua Dona Maria César, das8h às 17h
- Vôlei - Av. Marquês de Olinda, das 8h às 17h
- Parkour - Av. Marquês de Olinda, das 8h às 17h
- Tênis - Av. Marquês de Olinda, das 8h às 17h
- Slackline - R. Dona Maria César, das 8h às 17h
- Patinação Artística - Av Marquês de Olinda, das 14h às 18h


Polo Musical

- Karynna Spinelli e convidados - Rua da Moeda, das 15h às 18h30
- Petrúcio Amorim e convidados - Rua da Moeda, das 19h às 21h


Polo Cultural, Artístico e de Lazer

- Maio Amarelo - Av. Rio Branco, das 8h às 18h
- Corrida dos garçons - Av.Rio Branco, das 8h às 11h
- Ludoteca do Museu da Abolição - Av. Rio Branco, das 8h às 18h
- Feirinha do Bem - Av. Rio Branco, das 8h às 18h
- Exposição dos Artista Plásticos - Av. Rio Branco, das 14h às 18h
- Cantinho da CEPE - Av. Rio Branco, das 8h às 18h
- Ação da Secretaria da Mulher - Av. Rio Branco, das 8h às 12h
- Exposição de mergulho - Av. Rio Branco, das 8h às 12h
- Aulões de Respiração e Ioga - Av. Rio Branco, das 8h às 12h
- Adoção de Animais - Av. Rio Branco, das 14h às 18h
- Exposição de Carros Antigos - Av. Rio Branco, das 8h às 18h
- Arrastão do Frevo - Praça do Marco Zero, a partir das 16h
- Espetáculo O Lançador de Foguetes - Praça do Marco Zero, das 16h30 às 17h15


Palco do Marco Zero

- Show de Cello Gomes - Das 8h às 8h50
- Show de Ayrton Montarroyos - Das 9h10 às 10h
- Show do Bem com Adriana B e convidados - Das 10h20 às 12h20
- Show de Demétrio Bogéa - Das 15h30 às 16h30

Recife Recebe - São Lourenço da Mata

- Urso de São Lourenço da Mata - Av. Rio Branco, pela manhã
- Samba Simples - Palco Marco Zero, das 14h às 15h
- Lia de Moraes e banda com a Quadrilha junina Zé Matuto, das 17h15 às 18h

Música nas Igrejas

- Apresentação da Orquestra Musical Life na Igreja Matriz de Jardim São Paulo, das 17h às 18h

Dançando na Rua

Praça do Arsenal, das 15h às 22h