NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 28.05.15 - 11h52

PCR e Unicap lançam o Plano Centro Cidadão

img_alt

Convênio entre as instituições resultará em estudos urbanísticos que serão incorporados às revisões das leis urbanísticas da cidade a serem realizadas pela Prefeitura do Recife.


Gerar estudos de referência para o planejamento urbano, buscando soluções para os problemas do Centro Expandido Continental do Recife. Este é um dos objetivos do Plano Centro Cidadão, que será apresentado nesta terça-feira (26), às 15h, durante entrevista coletiva no salão receptivo da Universidade Católica de Pernambuco. Os estudos serão realizados a partir de um convênio firmado entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Prefeitura do Recife.

Os estudos visam propor, junto com a sociedade, intervenções e melhorias urbanas numa área que vai da Avenida Agamenon Magalhães até a frente d`água banhada pelos rios Capibaribe e Beberibe. Uma ação que irá beneficiar os bairros da Boa Vista, Coelhos, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Amaro e Soledade. Uma das principais metas do Plano Centro Cidadão é criar um novo conceito de integração entre os espaços públicos e privados promovendo, assim, melhoria da qualidade urbana tomando por prioridade a relação das pessoas com a cidade.

“Esse convênio representa uma oportunidade para pensar e repensar o Centro Expandido Continental através de um estudo colaborativo e inovador em prol da qualidade dos nossos espaços urbanos”.

O convênio, que vem sendo pensado desde 2008, irá reunir o conhecimento dos professores da Unicap, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Toulouse (França) e dos técnicos urbanistas do setor de tecnologia e economia solidária. Ao todo, estão trabalhando no projeto 24 pesquisadores das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Direito, Engenharia Civil e da área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O investimento total é de R$ 3 milhões, sendo 90% desse valor investido pela prefeitura. O restante dos recursos vem da Unicap.

A meta é que até o primeiro semestre do próximo ano, os pesquisadores concluam os estudos, que contará também com a colaboração da população que acontecerá ao longo de todo o processo de construção. Todo o material fruto do Plano Centro Cidadão servirá de insumo para as revisões das leis urbanísticas da cidade, entre elas o Plano Diretor, a serem realizadas pela Prefeitura do Recife.

Oficinas Cidadãs - O plano vai elaborar estudos integrados através de informações urbanísticas, da coleta de dados urbanos e de contribuições da sociedade por meio das Oficinas Cidadãs. A primeira de uma série de quatro previstas irá acontecer no próximo dia 9 de junho, às 13h30, no auditório G1 da Católica. “As oficinas terão a participação de outros setores de poder público, instituições públicas e privadas, movimentos sociais e associações de classe. São cerca de 130 entidades envolvidas”, explica a coordenadora geral do Centro Cidadão e diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da Unicap, Prof.ª Drª Andrea Camara.

As ações do Plano Centro Cidadão levarão em consideração um diagnóstico, bem como as potencialidades e desafios da área objeto de estudo. Para isso, os pesquisadores e técnicos estão organizados em seis grupos de trabalho: Uso e Ocupação do Solo, Patrimônio Construído, Economia Urbana, Infraestrutura, Espaços Públicos e Acessibilidade e Integração. O Plano Centro Cidadão terá como norteadores conceitos de paisagem cultural, rua cidadã, espaços públicos integrados aos privados, mobilidade e arborização. “Esse convênio representa uma oportunidade para pensar e repensar o Centro Expandido Continental através de um estudo colaborativo e inovador em prol da qualidade dos nossos espaços urbanos”, disse João Domingos, presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão de planejamento urbano da Prefeitura do Recife.

Áreas piloto – Duas localidades foram estabelecidas para por em prática as primeiras intervenções. Uma delas é o Núcleo de Ensino e Conhecimento, que abrange os arredores do campus da Unicap. De acordo com arquitetos envolvidos na pesquisa, este local é um ponto de conexão e de convergência com outras localidades do Centro Expandido Continental. Por ali passam, aproximadamente, 15 mil pessoas diariamente.

O segundo é o Núcleo da Economia Criativa, mais precisamente no entorno do quadrilátero compreendido entre as Ruas dos Palmares e a da Aurora e as Avenidas Mário Melo e Norte. “Nós verificamos que este local tem um grande poder de transformação, podendo se tornar uma referência urbanística para a cidade em curto ou médio prazo”, detalha Andrea. Outros detalhes do plano estão disponíveis no http://centrocidadao.org/.