Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 28.06.16 - 13h31

10ª Exposição Culinária Afro-Brasileira abre festejos do Pátio de São Pedro

img_alt

Público compareceu para degustação de iguarias numa festa que reuniu tradição, crença e muita dança (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Pátio de São Pedro, no bairro de São José, recebeu o público nesta segunda-feira (27) para sua primeira noite de atividades nos festejos juninos do Recife. Quem abriu os festejos no espaço foi a 10ª Exposição da Culinária Afro Brasileira no Ciclo Junino. Uma mistura de sabores e culturas, que agradou o paladar de quem foi lá conferir. A mostra integrou a programação do Ciclo Junino 2016 e foi realizada numa parceria entre o Núcleo de Cultura Afro-Brasileira com a Mãe Elza de Iemanjá, e os povos tradicionais de terreiros, além de contar com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Nem mesmo a chuva espantou o público, que compareceu para assistir as cerimônias de culto a Xangô, o orixá da justiça, e degustar os pratos típicos do período junino, perfeitamente harmonizados aos temperos e iguarias trazidos pelos nossos ancestrais africanos. A noite começou com a cerimônia tradicional de oferenda a Xangô, o Sirê, conduzida por Mãe Elza, à frente da exposição desde o primeiro ano. De acordo com as religiões de matrizes africanas, os cânticos dessa cerimônia contemplam aos oferecimentos e recebimentos de comidas ao orixá, deus iorubano do trovão.

Enquanto os cânticos eram entoados, embalados pelos batuques dos afoxés, o público era agraciado pela comida sagrada oferecida a Xangô. Na estrutura montada no Pátio de São Pedro, curiosos, apreciadores e turistas faziam fila para provar das iguarias e saber um pouco mais sobre a culinária de origem africana. Ao todo, onze barracas serviram trinta opções de comidas, entre doces e salgados, totalizando mais de sete mil refeições. Um verdadeiro banquete cultural que ofereceu ao público, além da fartura das iguarias, uma chance de aprimorar os conhecimentos sobre a cultura afro no Brasil.

Terça Negra - A programação no Pátio de São Pedro segue nesta terça (28) com a Terça Negra Especial. Muito coco, afoxé e maracatu agitam os festejos de São Pedro. Animam a noite, A Matinada, que convida os coquistas Galo Preto, Zé de Teté, Bio Caboclo, Cícero Gomes e Adiel Luna. A cantora Isaar também traz seu trabalho para essa festa, que segue com o Coco dos Pretos, e encerra com o Afoxé Filhos de Xangô.