Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 28.06.16 - 11h41

Eu Amo Minha Rua anuncia vencedores

img_alt

A Rua Vertentes dos Lírios, no bairro da Várzea, foi eleita a mais enfeitada da cidade e vai ganhar uma festa completa no próximo sábado, com apresentação das bandas Azulão, Forrozão Capim com Mel e Faringes da Paixão (Foto: Sol Pulquério/Divulgação)

 

Em sua quarta edição, o concurso de decoração Eu Amo Minha Rua, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, divulga hoje a lista de dez vencedores, que ganharão arraiais juninos caprichados. A primeira colocada foi a Rua Vertentes dos Lírios, no bairro da Várzea.

"Os recifenses estão de parabéns. Sempre tivemos vocação para fazer festas muito bonitas e animadas. Esse concurso é um reconhecimento à garra e resiliência de nosso povo, que, mesmo em tempos de crise nacional, encontra razões para se alegrar e alegrar nossa cidade", diz o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.

Com uma decoração bem colorida, que usou a sanfona como principal referência, além de muitas bandeirinhas, bonecos feitos com peneiras, casais de matutos e imagens dos santos juninos, a rua se destacou pela criatividade e pela harmonia da decoração. A Vertentes dos Lírios havia ficado em segundo lugar no concurso junino do ano passado. 

"Foi um trabalho coletivo. Todo mundo ajudou como podia: uns na confecção e outros no patrocínio", conta a "presidente da comissão decoradora", a artesã Ângela Maria da Silva. Segundo ela, enfeitar a rua é uma tradição da vizinhança em todas as festas. "A Vertentes é sempre uma atração. Vem gente de longe tirar foto, cumprimentar a gente pelo trabalho. Fico muito orgulhosa. Gosto de ver nossa rua assim: bem bonita."

A rua vencedora vai receber uma grande festa neste sábado (2), com direito a três bandas, palco e completa estrutura de som. O arrasta pé será comandado por Azulão, Forrozão Capim com Mel e Faringes da Paixão. 

Também no sábado, a festa está garantida em mais nove endereços da cidade. As ruas que completam a lista das cinco primeiras colocadas, premiadas com arraial comandando por bandas são: Rua Tupiniquins, em Santo Amaro; Rua Primeira Travessa Siriji, no Alto do Mandu; Rua Jornalista Campelo Júnior, em Água Fria; e Rua Euclides Fonseca, na Encruzilhada.

As atrações serão, respectivamente: André Macambira, Vilões do Forró e Beberibe para a segunda colocada; Pecinho Amorim, Edgar Jr. e Nação Forrozeira e É com Você que eu Vou para a terceira; Rodrigo Raposo, Anjos do Forró e Moinho D’Água para a quarta; e Lucas Costa, Barões de Luxo e Forró da Serra para a quinta.

Outras cinco ruas terão direito a festas animadas por trios pé de serra: Rua Bacuri, no Alto do Mandu; Rua Dr. Armando Tavares, na Mustardinha; Rua Paraisopólis, em Nova Descoberta; Rua Luiz Figueroa, em Afogados; e Rua Amadeo Amaral, na UR-06.

Este ano, o concurso recebeu 130 inscrições válidas. Na primeira edição do Eu Amo Minha Rua, em 2013, foram 88 ruas inscritas. Em 2014, ano em que o país recebeu a Copa do Mundo, foram 380 endereços cadastrados, a maioria com decoração nas cores verde e amarela, celebrando o evento esportivo. Ano passado, foram 110 ruas inscritas.

 

Confira a lista dos vencedores

 

1º lugar: Rua Vertentes dos Lírios - Várzea

2º lugar: Rua Tupiniquins -  Santo Amaro

3º lugar: Rua Travessa Siriji -  Alto do Mandu

4º lugar: Rua Jornalista Campelo Junior - Água Fria

5º lugar: Rua Euclides Fonseca - Encruzilhada

6º lugar: Rua Bacuri - Alto do Mandu

7º lugar: Rua Dr. Armando Tavares - Mustardinha

8º lugar: Rua Paraisopólis - Nova Descoberta

9º lugar: Rua Luiz Figueroa - Afogados

10º lugar: Rua Amadeo Amaral - UR-06