NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 28.06.16 - 18h40

Prefeito inaugura busto de Padre Henrique na Praça de Parnamirim

img_alt

Homenagem contou com a presença de familiares do religioso e foi realizada em conjunto com a Comissão Estadual da Memória e Verdade, na tarde desta terça-feira (28) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A trajetória do Padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto, que foi torturado e assassinado durante a ditadura militar, passa a ser lembrada agora a partir do busto inaugurado em sua homenagem, na tarde desta terça-feira (28), na Praça de Parnamirim – último local em que foi visto com vida. O prefeito Geraldo Julio participou do ato, que contou com a presença de familiares do Padre Henrique e foi realizado em conjunto com a a Comissão Estadual da Memória e Verdade. 

“O Padre Henrique era uma pessoa muito importante, e muito jovem foi tirado daqui por um crime violento, merecia essa homenagem. Além disso, foi a Comissão da Verdade, criada pelo ex-governador Eduardo Campos, que esclareceu o crime. A Comissão da Verdade, que está aqui representada por Fernando Coelho e que esclareceu, em 2015, como é que foi exatamente esse crime. A gente está aqui fazendo uma bela homenagem. Colocamos a placa na Ponte Cândido Pinto (Ponte da Torre), compromisso que a gente assumiu com a Comissão da Verdade. E estamos colocando aqui também um busto, essa homenagem a uma liderança importante não só da Igreja, mas do movimento estudantil também”, destacou o prefeito Geraldo Julio. 

Para Isaíras Pereira Padovan, irmã do padre Henrique, que participou da inauguração, a homenagem possibilitará que a história dele seja contada diariamente para todas as pessoas que passarem pelo local. "Eu acho que foi uma feliz ideia de quem pensou esse busto. Esse busto, na verdade, falará de liberdade, de democracia perdida e reconquistada, de igualdade, de direitos humanos", avaliou.

O coordenador da Comissão Estadual da Memória e Verdade, Fernando Coelho, destacou a parceria com o poder público municipal na iniciativa. "Nós sugerimos ao prefeito essa providência, que fez parte de uma série de providências tentando assinalar com marcos momentos e fatos históricos na vida dessa cidade tão rica no culto de seus heróis", pontuou. Para ele, a homenagem representa um reconhecimento a alguém que se sacrificou por um ideal.

O padre Josenildo Tavares Ferreira, representando a Arquidiocese de Olinda e Recife, ressaltou que a memória do Padre Henrique continua muito presente. "Essa homenagem é um reconhecimento de alguém que deu a vida pela juventude e alguém que em um momento tão difícil não fugiu", afirmou. O escultura de Padre Henrique foi confeccionada pelo artista plástico Zé Roberto Horus.

HISTÓRIA – Ligado ao arcebispo Dom Hélder Câmara, Antônio Henrique Pereira da Silva Neto foi um jovem padre da Arquidiocese de Olinda e Recife - um dos nomes mais expressivos da Igreja Católica nos tempos da repressão militar brasileira por sua missão junto à juventude estudantil pernambucana. Com isso, se tornou alvo da ditadura, foi sequestrado no bairro de Parnamirim, e, no dia 27 de março de 1969 seu corpo foi encontrado na Cidade Universitária, com marcas de tortura e assassinado violentamente.

Em 1986, depois de quase 20 anos de processo, o caso do padre foi arquivado por falta de provas, apesar das evidências apontarem para um crime de cunho político. No entanto, no dia 30 de maio de 2014, 45 anos depois, o assassinato foi oficialmente esclarecido pela Comissão da Verdade como crime político, em detalhes apresentados no relatório do segundo volume do Caderno da Memória e Verdade da Comissão. 

Depois de sua morte precoce aos 29 anos, seu nome virou uma referência na história do Recife. Na cidade, está lembrado em praça, monumentos e na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no bairro do Derby.