Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 28.06.17 - 15h00

Muita festa para homenagear São Pedro

Nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), vai ter procissão e muito forró em Brasília Teimosa e no Pátio de São Pedro para celebrar o padroeiro dos pescadores, na última semana de programação do Ciclo Junino 2017 da Prefeitura do Recife

 

Com muita festa para celebrar o padroeiro dos pescadores, o ciclo junino da Prefeitura do Recife entra na sua reta final. Quem ainda tem fôlego para dançar forró, a festa segue animada até o próximo dia 1º de julho, em diferentes pontos da cidade.

Para homenagear São Pedro, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, preparou dois dias de festividades. Hoje (28), a programação começa cedo no Pátio de São Pedro. Às 17h30, a Quadrilha Junina Rosa Linda, Linda Rosa inicia os festejos. Em seguida, a Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Lia de Itamaracá e Rogério Rangel comandam a festa. Encerrando a noite, haverá show de Maciel Melo.

No dia de São Pedro (29), a parte religiosa da festa fica por conta da procissão em homenagem ao santo junino, realizada pela Colônia de Pescadores Z1, de Brasília Teimosa. Depois, a festa está garantida pela Prefeitura, que vai disponibilizar dois arraiais para o arrasta-pé: um em Brasília Teimosa e o outro no centro da cidade, no Pátio de São Pedro. No Pina, além dos homenageados do São João, Cristina Amaral e Edmilson do Pífano, a população poderá curtir os shows da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, Quadrilha Lumiar, Novinho da Paraíba e Michelle Monteiro.

Já no Palco do Pátio de São Pedro, quem vai abrir a programação da noite será Dona Glorinha do Coco. Em seguida, apresentam-se Geraldinho Lins com a participação especial de Petrúcio Amorim, a embaixadora da festa junina deste ano, Cristina Amaral, Alcymar Monteiro, Genival Lacerda e Dino Braia.

Encerrando os festejos juninos do Pátio de São Pedro, nesta sexta-feira (30), a partir das 19h, será realizada a Festa do Fogo, uma celebração dedicada ao Orixá Xangô, a divindade do Trovão e da Justiça, e seu elemento, o fogo.

Mas a agenda junina do Recife não acaba aí. Os últimos compromissos dos recifenses com a festa mais nordestina do calendário brasileiro serão os arraiais montados pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife nas três ruas vencedoras do concurso Eu Amo Minha Rua, nos bairros do Vasco da Gama, Água Fria e Alto do Mandú. O primeiro lugar, a Rua Paraisópolis terá shows com trio pé de serra, Pecinho Amorim e Capim com Mel. Nas ruas Jornalista José Campelo Junior e Bacuri, a festa também será animada, com muito forró e trios pé de serra.

Confira a programação completa dos próximos dias:


Pátio de São Pedro



Dia 28 de Junho

17h30 - Quadrilha Junina Rosa Linda, Linda Rosa

19h - Família Salustiano e a Rabeca Encantada

20h - Lia de Itamaracá

21h - Rogério Rangel

22h40 - Maciel Melo


Dia 29 de Junho

17h - Dona Glorinha do Coco

18h - Geraldinho Lins (com participação especial de Petrúcio Amorim)

19h10 - Cristina Amaral

20h20 - Alcymar Monteiro

21h30 - Genival Lacerda

22h50 - Dino Braia

Dia 30 de Junho

19h - Festa do Fogo


Brasília Teimosa

Dia 29 de Junho


9h - Grupo de Bacamarteiros Rei do Cangaço

14h - Procissão

18h - Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas

18h30 - Quadrilha Junina Lumiar

19h - Edmilson do Pífano

20h20 - Novinho da Paraíba

21h40 - Michelle Monteiro

23h - Cristina Amaral