Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 28.06.17 - 22h25

Semana de Prevenção às Drogas chega às escolas municipais do Recife

img_alt

Alunos de quatro unidades da rede municipal de ensino participaram de atividades lúdicas de prevenção ao uso de drogas realizadas pelo projeto Caravana da Prevenção, da Prefeitura do Recife (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

A I Semana de Prevenção às Drogas do Recife chegou às escolas municipais nesta quarta-feira (28). Alunos de quatro unidades da rede municipal de ensino do Recife participaram de atividades lúdicas de prevenção ao uso de drogas realizadas pelo projeto Caravana da Prevenção, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. 

O objetivo do projeto da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) é mobilizar o público jovem através de atividades lúdicas na promoção de novas perspectivas sobre realização pessoal, estimulando a reflexão criativa sobre projetos de vida. A caravana não visita apenas escolas, mas também as comunidades do Recife. Mobilizadores sociais da Sepod também levam as atividades lúdicas para as ruas da cidade, à noite (PrevNight).
 
Nesta quarta, seis educadores sociais estiveram nas Escolas Municipais Octávio Meira Lins, no Vasco da Gama, Divino Espírito Santo, na Caxangá, Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, e na Escola Municipal Dom Bosco, em Jardim São Paulo. Nessa última unidade, cerca de 60 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 14 e 16 anos, foram estimulados a ter um projeto de vida. 
 
“Ao invés de trabalhar com o medo e dizer que usar drogas é errado, nossa abordagem tenta estimular o adolescente na perspectiva da realização pessoal e da autonomia de escolha de seu futuro”, explicou o mobilizador social da Sepod, Erick Santos. Durante as atividades, os alunos cantaram, repetiram e teatralizaram as ideias repassadas pelos educadores sociais de que as drogas os afastam de seus sonhos e os fazem esquecer-se de seus objetivos. 
 
Para a estudante Thays Alves, de 14 anos, a forma divertida das abordagens fortalece a decisão de se afastar das drogas. “Achei legal, pois nos desperta para os riscos de usar drogas sem causar pânico, além de estimular a autoestima”, observou. Jonatas José, de 15 anos, acredita que a falta de atenção da família contribui para que os jovens se viciem nas drogas. “Não é falta de informação, mas fraqueza e falta de estímulo. Ações como as de hoje são muito importantes porque nos tornam mais fortes”, ressaltou.
 
A dirigente da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco, Maria Costa, mostrou-se satisfeita com o que viu e ouviu, sobretudo com a participação ativa de seus alunos durante a conversa. “Assim que nos ofereceram a visita da Caravana da Prevenção, aceitei na hora, pois nossa comunidade é bastante vulnerável. Espero que esse jeito lúdico de abordar um tema tão sério estimule toda comunidade escolar a lutar para que nossos estudantes façam sempre a escolha certa”, frisou.
 
PROGRAMAÇÃO - A Semana de Prevenção às Drogas, que teve início no último sábado (24), prossegue nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, na Câmara Municipal do Recife, com o lançamento de um vídeo de prevenção para ser veiculado nos cinemas da cidade. Às 14h, na sede da Prefeitura do Recife, será firmada uma parceria do município com o Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) para garantir o acompanhamento de parte do programa de prevenção ao uso e abuso de drogas, lançado na última terça-feira (27). O foco do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas é a prevenção ao uso e abuso de drogas, o cuidado com os usuários e a inserção social deles. A programação se encerra na próxima sexta-feira(30), com o Fórum de Gestores Brasileiros de Políticas Públicas sobre Drogas.