Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.06.17 - 12h30

Usuários da Rede Psicossocial do Recife expõem produtos no Shopping RioMar

img_alt

No local, há quadros, brincos, artigos juninos, camisas e produtos customizados feitos nas unidades da rede municipal (Foto: Wesley D`Almeida/PCR)

 

Até amanhã (29), estarão à venda no quiosque solidário da Rede Psicossocial da Prefeitura do Recife, localizado no 1º piso do Shopping RioMar, produtos artesanais confeccionados por usuários de unidades do município. Na tarde desta terça-feira (27), o local recebeu a visita do coordenador da Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Jr.

Esta é 2ª Edição da Rede Viva - Incluindo Vidas, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, que tem o objetivo de fortalecer a reinserção social das pessoas em sofrimento psíquico e/ou decorrentes do uso de álcool e outras drogas por meio da arte-educação. No quiosque estão expostos para comercialização quadros, brincos, artigos juninos, camisas e produtos customizados. Todas as peças são feitas por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial, Residências Terapêuticas e Unidades de Acolhimento.

Para a coordenadora de Saúde Mental do Recife, Cléo Queiroz, além do caráter terapêutico do trabalho, a ação possibilita fortalecer o empreendedorismo dos usuários (as) que são cuidadas pela rede municipal. Desde 2015, por meio do convênio com a Santa Casa de Misericórdia, são ofertadas atividades de cultura e de geração de renda por meio de oficinas de grafitagem, percussão, teatro e artesanato.

Alguns dos produtos à venda são do artesão Jairo Francisco de Araújo, que faz tratamento contra o alcoolismo. “Eu já trabalhava com artesanato, e quando passei a fazer tratamento no Caps AD José Lucena ganhei mais experiência, porque a gente consegue aprender mais coisas nas atividades”, afirmou, mostrando pulseiras e esculturas feitas na casca de cajazeira.