Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.06.18 - 14h43

Profissionais das redes de Saúde e Educação da PCR participam de encontro sobre doença falciforme

Encontro faz parte de curso EaD que começará em agosto, para melhorar atenção aos estudantes com a doença

 

Nesta sexta-feira (29), entre 8h e 12h, o auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, recebe o 1º Encontro Presencial do Curso EaD ‘Saber Para Cuidar: doença falciforme na escola’, do qual participarão cerca de 230 profissionais das Secretarias de Saúde e de Educação da Prefeitura do Recife. O objetivo do curso é fortalecer a capacidade técnica e política dos profissionais do Programa Saúde na Escola para melhorar a atenção aos estudantes com doença falciforme.

O encontro faz parte do projeto “Saber para Cuidar: doença falciforme na escola”, do Ministério da Educação, cujo município do Recife foi escolhido por estar em um dos estados de maior prevalência da doença, assim como Bahia, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo.

Para a capital pernambucana, foram destinadas 230 vagas, destinadas aos profissionais que atuam na atenção básica e nas escolas municipais. O curso, com carga-horária total de 45h, terá início em agosto, na modalidade Educação à distância.

A doença – A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns em todo o mundo, e é causada por uma má formação nas hemácias, que ficam em um formato semelhante a uma foice, causando uma falha no transporte de oxigênio. A pessoa acometida pela doença possui baixa imunidade, fazendo com que haja uma alta possibilidade de adoecimento e mortalidade.

As pessoas afetadas pela doença possuem, em geral, pele de cor preta ou parda, e o diagnóstico precoce pode ser realizado durante o teste do pezinho (Triagem Neonatal) no recém-nascido, sendo ideal ser realizado do 3º ao 5º dia de vida. Na rede municipal de Saúde, as unidades de referência para o acompanhamento dos pacientes com doença falciforme são as Policlínicas Lessa de Andrade e Albert Sabin, através de encaminhamento feito pelas unidades de saúde da família.