Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.07.17 - 20h32

Conferência de Assistência Social do Recife termina com posse de novos conselheiros

img_alt

No encontro, também foram eleitos os delegados que representarão a capital pernambucana na Conferência Estadual, em outubro (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social do Recife foi encerrada, na noite desta sexta-feira (28), com a eleição dos delegados que vão representar a capital pernambucana na Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em outubro. Foram anunciados nesta sexta oito delegados titulares e dez suplentes, entre representantes da gestão municipal, dos trabalhadores, das entidades e dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Outros dois titulares serão escolhidos nesta semana entre os representantes do Conselho Municipal de Assistência Social do Recife (CMAS). O evento foi promovido pelo Conselho e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, com o objetivo de avaliar a política de assistência social e propor novas diretrizes.

Cerca de 150 pessoas participaram dos dois dias de discussões sobre a “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, no Recife Praia Hotel, no Pina. No encerramento, também tomaram posse os 24 novos membros do CMAS (entre titulares e suplentes), eleitos no início de julho para a gestão 2017 a 2019.

“As conferências são espaços de participação social muito importantes para o avanço das políticas públicas de assistência social, assim como o conselho. Nele, aprendemos muito com a troca experiências. É muito importante participar e dialogar. Espero que consigamos fortalecer cada vez mais a política de assistência social no Recife e com isso possamos melhorar a qualidade de vida dos recifenses”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, que foi mais uma vez eleita como uma das conselheiras do CMAS.

Também reeleita como conselheira, Maria de Lourdes de Sousa fez o balanço dos dois anos em que esteve à frente da presidência do Conselho. “O principal desafio foi estimular a participação dos conselheiros. Esperamos que, com a conjuntura nacional adversa que estamos vivendo, as pessoas se engajem mais. A palavra de ordem é participação para que a gente consiga cobrar de forma qualificada”.

A gerente de Controle Social da Prefeitura do Recife, Ana Farias, explicou que, na conferência, foi avaliada a implementação das diretrizes e metas estabelecidas no 2º Plano Decenal da Assistência Social e foram sugeridas as prioridades para os próximos anos. “Foram muito ricas as discussões sobre a conjuntura nacional adversa relacionada à situação de desmonte das políticas públicas de assistência social, além dos debates sobre os desafios que estão postos pra gente dar prosseguimento ao trabalho. Vamos levar as deliberações da Conferência Municipal para as conferências Estadual e Nacional”, explicou Ana, que também foi eleita conselheira do CMAS.