Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 28.07.17 - 14h37

Novo Parklet da Jaqueira será aberto ao público nesta sexta-feira (28)

img_alt

Equipamento foi reinstaldo no mesmo local e é feito em um material mais resistente (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Seja para descansar ou conversar, o parklet oferece mais uma opção de lazer para o recifense. Por isso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai reabrir nesta sexta-feira (28), o novo parklet em frente ao Parque da Jaqueira, na Rua do Futuro. A ideia do equipamento é trocar vagas de estacionamento de carros por espaços de convivência feitos em material reciclado.

O parklet foi produzido pela Ecohus Projetos, braço do Grupo Ecohus Brazil. A peça possui um tamanho de 10 x 2 m, o equivalente a duas vagas de carro, composto por jardineiras laterais, bancos com e sem encosto, feito em madeira mais resistente aos efeitos do tempo. “O objetivo foi criar algo com design simples e durável”, comenta Rafael Vaisman, diretor da empresa.

Em 2015, o Prefeito Geraldo Julio assinou um decreto estabelecendo que os pedidos de instalação e manutenção de parklets poderão ser feitos por pessoa jurídica de direito público ou privado ou por pessoa física. Os pedidos deverão ser solicitados à Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano por meio da Divisão Regional da Diretoria Executiva de Controle Urbano onde o parklet será montado. Os Parklets Recife podem ter elementos como bancos, mesas, cadeiras, guarda-sóis, vasos de plantas, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário com função de lazer, recreação ou de manifestações artísticas.

"O parket é um equipamento que agradou muito o público e por isso, a ideia é ampliar o projeto para mais espaços da cidade. A iniciativa reforça um conjunto de ações da gestão na direção de estimular o pertencimento do cidadão com os espaços públicos. Alguns empreendedores já estão interessados em patrocinar a ação e criar espaços como este em vários bairros da cidade", falou a Secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça.