NOTÍCIAS

Cultura | 28.08.14 - 15h16

Apresentação teatral marca o encerramento da 13ª Semana da Pessoa com Deficiência na PCR

Grupo Integrarte apresentou espetáculo para servidores. Programação foi feita em parceria com o Programa Servidor de Valor. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Uma apresentação teatral voltada aos servidores da Prefeitura do Recife encerrou as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência na manhã desta quinta-feira (28). Um grupo de doze atores do Grupo Integrarte, todos com déficit de inteligência e Síndrome de Down, apresentou a peça musical "Quatro variações sobre um mesmo tema", uma adaptação de um texto de Bertolt Brecht feita pelo diretor Vicente Monteiro. A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Programa Servidor de Valor, da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas.

"Desde o início da nossa programação fomos à escola, à praia, ao Jardim Botânico. Fomos a nossa cidade levar política de inclusão e encerramos aqui na Prefeitura trazendo essa política para dentro da nossa casa, para o nosso servidor", destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna.

A Primeira-Dama do Recife, Cristina Mello, prestigiou o evento e destacou a importância de dar visibilidade à pessoa com deficiência. "Acho maravilhoso esse esforço empreendido pelas secretarias. É muito importante dar visibilidade ao segmento e trazer essas pessoas ao mundo real, para que possam mostrar toda sua potencialidade como cidadão", avaliou Cristina.

Cerca de 150 servidores assistiram à peça, que retratou o relacionamento da pessoa com deficiência com a sociedade, destacando o tratamento igualitário e respeito. A Gerente-Geral de Gestão de Pessoas da SADGP, Inez Perruci, destacou que o evento marca a entrada da Semana da Pessoa com Deficiência no calendário "Datas de Valor" - que integra o programa de valorização dos servidores da Prefeitura do Recife à importantes datas comemorativas, como o Dia da Mulher, Dia das Mães e os dias de combate à Diabetes e Hipertensão.

INTEGRARTE - A peça apresentada foi produzida pelo Centro Pró-Integração, Cidadania e Arte (Integrarte) que desde 1997 promove a integração de pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências através das artes cênicas, dança e música. Atualmente, o grupo atende cerca de 50 pessoas. O espetáculo "Quatro variações sobre um mesmo tema" é a décima produção do Integrarte.