Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.08.17 - 11h57

Luau do Projeto Praia sem Barreiras reúne pessoas com deficiência em Boa Viagem

img_alt

O evento, que contou com a presença de mais de 200 pessoas, fez parte da programação da 16ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que começou no último dia 21 e se encerra nesta segunda-feira (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Mais de 200 pessoas participaram, na última sexta-feira (25), do 2º Luau do Projeto Praia sem Barreiras, que ofereceu ceia na beira mar da Praia de Boa Viagem e show musical para pessoas com deficiência do Recife e cidades vizinhas. O evento organizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, fez parte da programação da 16ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que começou no último dia 21 e se encerra nesta segunda-feira (28).

“Esses sete dias de eventos têm o objetivo de provocar o debate sobre a importância das ações de inclusão da pessoa com deficiência como forma de promoção da cidadania e elevação da autoestima”, afirmou Paulo Fernando Silva, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, antes do show do cantor Cello Gomes. A festa aconteceu na arena do Projeto Praia sem Barreiras, que promove a inclusão das pessoas com deficiência, através de banho de mar assistido, com cadeiras anfíbias.

“Toda programação está sendo muito especial, a exemplo desse luau, pois nos incentiva a sair de casa, a debater nossos problemas, encontrar com outras pessoas com deficiência e, o que é mais importante, mostrar à sociedade que somos capazes de participar da vida da cidade como qualquer cidadão”, disse Arenilda Duque, chefe de Divisão da Pessoa com Deficiência do Recife.

Campeão Brasileiro de vôlei sentado em 2016, o paratleta pernambucano Emídio Fernando Costa de Oliveira disse que vai sempre à praia mergulhar com os amigos desde o início do Praia sem Barreiras, em 2013. “Esse projeto foi uma benção, pois, antes dele, para entrar no mar, eu precisava me arrastar ou ser levado nos braços. Agora temos as cadeiras especiais que nos deixam à vontade nessas águas mornas de Boa Viagem”, contou Emídio, que é membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comude).

De passagem pela avenida enquanto caminhava, a moradora de Boa Viagem Eva Maria Castro viu a movimentação e se aproximou. “Estou maravilhada com a alegria de todos. Acho que iniciativas como esta têm que ser copiadas em todo o País”, disse Eva.

PROJETO - O projeto Praia sem Barreiras oferece semanalmente banho de mar assistido às pessoas com deficiência, de sexta à domingo, das 8h às 12h. Tudo é acompanhado por monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores. A arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7, conta ainda com uma quadra para a prática do vôlei sentado, piscina para crianças com deficiência e ginástica com apoio da Academia Recife. Nos quatro anos do Praia sem Barreiras, mais de sete mil pessoas foram beneficiadas.

O acesso à área do projeto acontece através de esteiras especiais para uso de cadeiras de rodas. Para garantir a autonomia de quem quer participar das atividades, as calçadas são acessíveis e foram instalados semáforos sonoros no entorno da arena do projeto. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.