Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.08.17 - 16h26

PCR comemora Dia da Visibilidade Lésbica com mutirão de serviços no Centro de Referência LGBT

A programação desta terça, quando também se comemora o aniversário do Centro LGBT, inclui realização de exames, emissão de documentos, cadastro no Sistema Único de Emprego e oficina de grafitagem

 

Para comemorar o Dia da Visibilidade Lésbica e o aniversário de três anos do Centro Municipal de Referência LGBT do Recife, localizado na Boa Vista, a Prefeitura do Recife vai levar ao espaço, nesta terça-feira (29), um mutirão de serviço voltado a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trasvestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, o “Balcão da Cidadania” inclui realização de exames, emissão de documentos, cadastro no Sistema Único de Emprego e oficina de grafitagem, das 8h às 17h. As atividades promovidas pela Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos) fazem parte do Programa Recife Sem Preconceito e Discriminação, que visa promover ações integradas para fortalecimento das políticas de promoção e defesa da cidadania LGBT.

Nesta terça, a população LGBT que for ao Centro poderá tirar segunda via de RG e das certidões de nascimento e casamento; receber orientação jurídica, se cadastrar no Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife); levar currículos para participar do processo seletivo da empresa de telemarketing Contax e se cadastrar na Rede Monalisa - plataforma que conecta trans e travestis ao mercado de trabalho. Profissionais da Secretaria de Saúde do Recife vão aferir a pressão e medir a glicose da população, emitir cartão do SUS, distribuir preservativos e realizar uma roda de conversa sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

PROGRAMAÇÃO – As atividades em comemoração ao aniversário do Centro de Referência LGBT começaram no último dia 21 e vão até a próxima quinta-feira (31). Esta semana, ainda haverá curso de gestão pública e diversidade sexual na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, oficinas sobre gênero e diversidade em escolas profissionalizantes da rede municipal e mutirão de retificação de nome e sexo no registro civil no Centro de Referência LGBT.

Além das ações promovidas pela Gerência da Livre Orientação Sexual da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, a Secretaria da Mulher do Recife também preparou uma programação para falar sobre a visibilidade lésbica. De quinta a sábado (2), a partir das 18h, acontecerá o "Rolê da Visibilidade". A equipe técnica da Secretaria vai fazer um adesivaço de combate ao preconceito e vai distribuir cartilhas informativas sobre a rede municipal de enfrentamento à violência LGBT nos principais polos e bares da cidade voltados a esse público. A ideia é que mulheres lésbicas, bissexuais e trans tenham mais informações sobre seus direitos e conheçam os serviços municipais. No domingo (3), a ação continua no Recife Antigo.

Além do rolê, a Secretaria da Mulher vai reforçar a divulgação do ambulatório LBT do Hospital da Mulher com diversos cartazes informativos sobre o espaço que promove a saúde integral de lésbicas, bissexuais e mulheres transgenitalizadas. O material será fixado nos diversos postos de saúde municipais. O ambulatório funciona de segunda à sexta-feira, de manhã e à tarde, para todas as especialidades médicas oferecidas pela unidade.

CENTRO LGBT - O Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco.

Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de mil usuários cadastrados e realizou mais de cinco mil atendimentos. O Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os telefones de lá são 3355-3456.

 

Pauta: Mutirão de serviços para a população LGBT

Quando: Terça-feira (29/08), das 8h às 17h

Onde: Centro LGBT - Rua Dos Médicis, n° 86, Boa Vista. Em frente ao Teatro Boa Vista.

Entrevistas: Welington Pastor, gerente de Livre Orientação Sexual, estará disponível para entrevistas das 9h às 10h30.

 

Programação:

 

 

 

DATA

AÇÃO

LOCAL

HORÁRIO

 

 

29/08

 

 Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante

Virgem Poderosa - Rua Leonardo Bezerra Cavalcante s/n, Parnamirim.

 

 

9h

 

 

Balcão de Cidadania

 

Centro LGBT 

 

9h

 

 

 

 

 

30/08

 

Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas

 


Escola Profissionalizante Beberibe - Rua Melânio de Barros Corrêa, nº 26, Beberibe.

 

 

14h

 

Curso de Gestão Pública e

Diversidade Sexual


Escola de Formação de Educadores Paulo Freire - Rua Real da Torre, nº 299, Madalena.

 

 

 

09h

 

Mutirão de retificação de nome e sexo no registro civil

 


Centro LGBT

  

14h

 

 

31/08

 

Oficina de gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante São José -

Rua Coelho Leite, s/n, Santo Amaro.

 

9h


Curso de Gestão pública e diversidade sexual


Escola de Formação de Educadores Paulo Freire - Rua Real da Torre, nº 299, Madalena.

 

 

9h