Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.08.18 - 14h31

Fórum elege membros do Conselho da Pessoa com Deficiência do Recife

Foram escolhidos os 28 novos titulares e suplentes que representam a sociedade civil do Comud. A eleição fez parte da programação da 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, promovida pela PCR

 

 

Os 28 novos titulares e suplentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud) foram escolhidos nessa segunda-feira (27), durante o 3º Fórum da Comud Recife para o biênio 2018/2020, realizado pelo órgão, do qual a Prefeitura do Recife faz parte através da Gerência da Pessoa com Deficiência, juntamente com a sociedade civil. A eleição direta dos representantes da sociedade na entidade aconteceu no auditório do Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco), no Bairro de Santo Antônio. A eleição fez parte da programação da 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, promovida pela PCR desde o último dia 21 até esta terça (28).

 

Foram escolhidos representantes das pessoas com deficiência (intelectual, auditiva, visual e outras deficiências físicas); representantes dos profissionais especializados que atuam na área da pessoa com deficiência e representantes de entidades com atuação na política de Direitos Humanos. Já os 16 novos titulares e suplentes que representarão o poder público municipal, sendo 14 do executivo e dois da Câmara de Vereadores, serão indicados até 21 de setembro, data de posse de todos os novos conselheiros.

 

Vinculado administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), através da Gerência da Pessoa com Deficiência, o conselho existe desde 2006 e é um órgão colegiado de caráter deliberativo, de controle social da política pública municipal da pessoa com deficiência, tendo a finalidade de acompanhar a implantação da política de inclusão social, promoção e defesa dos direitos desse segmento da população.

 

Durante o fórum, foi feita a prestação de contas do biênio anterior e também houve palestra de Ana Farias Lira, gerente de Controle Social do Recife, sobre “A importância da participação da sociedade civil nos espaços de controle social”. Tiveram direito a voto cerca de 50 representantes de entidades ligadas às pessoas com deficiência, incluindo os próprios candidatos. O fórum também foi acompanhado por pais, cuidadores e profissionais com vínculos no segmento.

 

“Toda a condução do nosso processo eleitoral foi feita de forma bastante democrática. Tenho certeza que a escolha dos nomes para o biênio 2018/2020 vai fortalecer ainda mais o controle social e as novas conquistas para todos os segmentos da pessoa com deficiência”, avaliou Paulo Fernando Silva, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife.

 

A secretária do Comud Recife, Nadja Medeiros, também aprovou o processo eleitoral. “Com a homologação dos eleitos nessa segunda, demos mais um passo importante no fortalecimento do nosso órgão como fiscalizador oficial das ações voltadas para as pessoas com deficiência em toda a cidade”, frisou.

 

Eleita pelo segmento das pessoas com deficiência visual com 23 votos, Sônia Pereira estava feliz com mais esse desafio. “Esta é a terceira vez que sou escolhida como conselheira. Fico feliz com a confiança depositada em mim e agora tenho a responsabilidade ainda maior de atender positivamente os anseios de quem me escolheu. Vamos continuar lutando pelo combate aos preconceitos e por mais respeito a todos os cegos da cidade”, garantiu a conselheira.

 

Já Georgina Marques da Silva, que obteve 22 votos no segmento profissionais especializados, acha que sua condição de braillista e professora na rede de ensino estadual vão ajudar bastante no seu desempenho como conselheira. “Meu objetivo é contribuir e também aprender muito, trocando experiências com todos os segmentos, não só da deficiência visual”, opinou.

 

Eleito como conselheiro titular pela terceira vez no segmento das pessoas com deficiência física, Emídio Fernando Costa disse que seu objetivo é quebrar barreiras. “Chego com a missão de continuar exigindo cada vez mais o cumprimento da lei, especialmente em relação à melhoria da acessibilidade nos espaços públicos e privados, assim como nos ônibus e metrôs. Espero também dialogar bastante com as pessoas como forma de conscientizar para o respeito aos nossos direitos”, garantiu.

 

PROGRAMAÇÃO – A Prefeitura do Recife deu início à 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência na última terça-feira (21). A série de eventos promovida pela SDSJPDDH, juntamente com diversas outras secretarias da PCR e instituições parceiras, vai a tarde desta terça (28), quando acontece o seminário “As boas práticas de inclusão na política pública de cultura, turismo, esporte e lazer”, no auditório do bloco B da Uninassau, nas Graças.

 

Com o tema “Cultura, turismo, esporte e lazer: isso também é direito de todas as pessoas”, o evento organizado pela Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, vinculada à SDSJPDDH, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da igualdade de oportunidades, comemorar as conquistas desse segmento e debater os desafios para a sua efetiva inclusão na sociedade.

 

Instituída pela Lei Municipal nº 18.246/2016, Semana da Pessoa com Deficiência do Recife deste ano coloca em foco assuntos relacionados ao artigo 42 da Lei Brasileira de Inclusão, que prevê que a pessoa com deficiência tenha direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.