Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 28.08.18 - 11h59

No Dia Nacional do Voluntariado, Recife se consolida como capital da solidariedade

img_alt

Cidade ultrapassa a marca de 1 milhão de horas de trabalhos voluntários realizadas através da plataforma Transforma Recife (Foto: Marcos PastichPCR)

 

Na manhã desta terça-feira (28), os pedestres e motoristas da principal avenida do Recife puderam conferir a ação de cerca de 200 voluntários que festejaram o Dia Nacional do Voluntariado com uma marca importante para a cidade. O Transforma Recifeprimeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada pela Prefeitura do Recife, ocupou sinais da Avenida Agamenon Magalhães com o Corredor da Solidariedade, comemorando também significativa marca de um milhão de horas de trabalhos voluntários prestados na cidade, que se consolida como capital da solidariedade. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o ato que também contou com apresentações musicais e esteve entre os sinais do Derby à Ilha do Leite. Na subida do viaduto João Paulo II, onde está instalado o Voluntariômetro, medidor que contabiliza o número de horas dedicadas ao trabalho voluntário na cidade, várias pessoas puderam conhecer o trabalho das pessoas e ONGs cadastradas na plataforma.

“Estamos aqui com as ONGs que participam do Transforma Recife, esta nossa plataforma inovadora no Brasil, que recebe o trabalho dos voluntários. O Recife já é hoje conhecida nacionalmente como a Capital Nacional do Voluntariado, e hoje, Dia do Voluntariado, a gente comemora esta marca de mais de um milhão de horas de trabalho filantrópico. Hoje também estou indo para São Paulo, para o lançamento do Transforma Brasil, que tem como objetivo levar essa plataforma para o país inteiro, para que todos os brasileiros possam ser ajudados”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Na Avenida Agamenon Magalhães, cerca de 200 voluntários cadastrados na plataforma digital de voluntariado do Recife, seguravam placas mostrando a marca atingida e com frases de estímulo a novas pessoas se cadastrarem. O Transforma Recife é a primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada por uma prefeitura, e que completou quatro anos no último mês de julho, chegando a marca de 100 mil voluntários e 500 Organizações Sociais cadastrados no site do projeto. Criada em 2015, a iniciativa hoje serve como modelo para o Transforma Brasil, primeira plataforma nacional dedicada ao trabalho social que será lançada ainda na noite de hoje, em São Paulo, e vai contar com a presença do prefeito Geraldo Julio.

Segundo Marcella Balthar, coordenadora do Transforma Recife, o projeto tem como objetivo facilitar o diálogo entre instituições e voluntários. “O nosso  intuito era conectar as ONGs com as pessoas que queriam realizar o trabalho voluntário, fazer esta ponte. Essa plataforma facilitou esse contato e hoje estamos com esta marca. Um projeto que nos consolida, que inspira outras cidades e agora vai se transformar num grande movimento nacional”, pontuou a coordenadora, que mencionou que o projeto recebeu ainda o Prêmio Inovacidade 2016, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável, sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy. 

As cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e de Campinas, em São Paulo, também já lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense. Além disso, em abril de 2017, o prefeito Geraldo Julio apresentou a plataforma Transforma Recife ao Papa Francisco e à cúpula da Igreja Católica, no Vaticano, na Itália, falando das experiências e entregando pessoalmente ao papa um material com os detalhes da plataforma digital, que recebeu elogios do Santo Padre.

“Sorrisos e amizade. Esta é a maior recompensa, poder fazer algo por alguém. Muita satisfação poder ver os jovens aprendendo, poder ver que posso transformar de alguma forma a realidade daquelas pessoas. Conheci a plataforma Transforma Recife a partir de uma amiga, me cadastrei e recebi uma ligação da ONG Gabriela Feliz dizendo que eu poderia atuar em um projeto. Hoje trabalho lá com aula de matemática para crianças e estou muito realizado de poder incentivar essas crianças a ter um futuro melhor”, comentou o estudante de engenharia Fábio Rodrigo.

Para se tornar um voluntário, o recifense interessado deve se cadastrar no site do Transforma Recife.