NOTÍCIAS

| 28.09.12 - 17h56

Profissionais do Samu recebem capacitação sobre salvamento aéreo

Por Junior Aguiar

O transporte aeromédico será tema de uma capacitação para médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) neste final de semana. O curso irá acontecer durante todo o sábado (29) e no domingo (30). A realização é da Secretaria de Saúde do Recife.

No primeiro dia, a capacitação será reservada para a parte teórica dos conceitos de salvamento e resgate de vítimas com apoio de aeronaves. A aula será ministrada pelo gerente geral do Samu, Leonardo Gomes, e pelo comandante do Grupo Tático Aéreo (GTA), major Bandeira, no auditório do Núcleo de Educação Permanente do Samu, na Boa Vista.

No domingo os cerca de 30 profissionais esperados serão submetidos à parte prática. Na ocasião, os participantes vão aplicar os procedimentos de voo de vitimas através de simulação no helicóptero do GTA a partir das 8h no Aeroclube do Pina. Fazem parte da programação questões da legislação e regulamentação aeromédicas, prognóstico do setor, regras de transporte, responsabilidade das equipes, situações adversas durante o deslocamento das vítimas.

Esta é a segunda vez que a capacitação acontece este ano. “O objetivo é atualizar os profissionais sobre o atendimento aéreo garantindo os melhores suportes de acolhimento às vítimas encontradas em situações de difícil acesso em relação às ambulâncias tradicionais. Quanto mais profissionais capacitados, melhor a amplitude do suporte desses serviços para o bem da população”, disse o gerente geral do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes.

Parceria - Desde o ano passado a Secretaria de Saúde do Recife tem um convênio com a Secretaria de Defesa Social por meio do Grupo Tático Aéreo da Policia Militar. A parceria entre os dois órgãos estabelece o uso do helicóptero Esquilo AS 350 B2 do GTA por parte do Samu permitindo a chegada mais rápida da equipe de resgate e otimizando o amparo dos acidentados.

O serviço de atendimento aéreo funciona das 7h às 17h, de domingo a domingo. Todos os profissionais que atuam nos convênios são qualificados e passam permanentemente por capacitações, cursos, treinamentos e simulados específicos realizados pela própria Secretaria Municipal de Saúde.