Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR)

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 28.09.17 - 18h55

PCR capacita guardas municipais para atender aos turistas

img_alt

Inicialmente, 20 agentes da Guarda participaram das aulas, que foram encerradas com um passeio de catamarã pelo Recife Antigo. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Ser turista e se sentir acolhido na cidade visitada é um dos pontos mais prazerosos de uma viagem. Já se perder ou ficar desorientado em relação aos atrativos turísticos é uma das partes mais chatas de qualquer passeio. Para que os turistas que vem ao Recife sejam bem recebidos e contem com ajuda de quem trabalha diariamente nas ruas da cidade, a Prefeitura do Recife concluiu, nesta quinta-feira (28), a primeira turma do curso de Atualização Turística para a Guarda Municipal. As aulas, iniciadas no dia 18 de setembro, foram promovidas pela Escola de Governo (EGPCR), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas.

Para fechar o curso com uma sensibilização ainda maior do que já havia sido ensinado em sala de aula, o último dia da Atualização contou com uma visita técnica ao Recife Antigo. Durante o passeio, os guardas puderam ter uma nova visão sobre este bairro rico em atrativos equipamentos culturais como o Paço do Frevo, a Sinagoga Kahal Zur Israel, a Torre Malakoff e o próprio Marco Zero. Encerrando a visita técnica, os participantes puderam conhecer a cidade por uma perspectiva diferente: direto do rio, a partir de uma parceria feita entre a Prefeitura com o Catamaran Tours, que ofereceu gratuitamente um passeio de barco à turma.

Há 25 anos na Guarda Municipal, esta foi a primeira vez que o agente Nilton Carlos, de 61 anos, pode participar de um curso com o foco voltado totalmente para os atrativos turísticos. "Já fui abordado por turistas em diversos locais da cidade, como Recife Antigo, Centro e Jaqueira. A gente tenta ajudar a dar orientações, mas claro que fica ainda melhor quando a gente consegue participar de aulas como essas porque aí podemos passar ainda mais informações".

A agente Elizelma Maria da Silva, de 40 anos, contou que os últimos dias foram de muito aprendizado. "Acredito que o que estamos aprendendo aqui vai nos ajudar muito porque passamos a ter mais conhecimento e assim podemos ajudar ainda mais as pessoas. Esse tipo de atualização é essencial para os guardas porque é mesmo muito comum a gente ser abordado na rua por pessoas que são de fora da cidade e muitas vezes até a gente não sabe os detalhes de cada local", comentou.

A gerente da Escola de Governo, Renata Cavalcanti, que é turismóloga com Mestrado em Gestão Pública, afirmou que outras atualizações como esta vão acontecer. "Nossa ideia é preparar ainda mais os servidores para que eles possam acolher bem os turistas, manter a hospitalidade. E, para isso, é muito importante que eles conheçam e vivenciem a cidade para poder repassar essa informação para outras pessoas". O curso de Atualização Turística para a Guarda Municipal integrou também a Semana do Turismo do Recife, uma programação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Mais informações sobre a Escola de Governo e os cursos oferecidos podem ser encontradas no site: http://escoladegoverno.recife.pe.gov.br/.