NOTÍCIAS

Educação | 28.10.15 - 18h07

Alunos da rede municipal embarcam para disputar Olimpíada Brasileira de Robótica

img_alt

Prefeito acompanhou o embarque dos estudantes que participarão da competição em Minas Gerais com jovens de outras 39 escolas de todo o País. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Os alunos da rede municipal de ensino do Recife classificados para a final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) embarcaram na tarde desta quarta-feira (28) para Uberlândia, Minas Gerais. Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, todos com 14 anos e alunos do 9º ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, localizada na Várzea, ficaram em terceiro lugar na etapa estadual e com isso se classificaram para a fase nacional. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o embarque no Aeroporto Internacional do Recife. A competição começa nesta quinta-feira (29) e termina no próximo domingo (1°).
“Eles são um orgulho para todos os recifenses e vão representar a nossa escola pública municipal numa olimpíada nacional. A gente fica ainda mais orgulhoso porque são esses jovens que vão construir o futuro em nossa cidade. Eles já são vencedores, campeões em robótica e vão ser profissionais de grande qualidade no futuro. Esse é o papel que o programa Robótica nas Escolas tem, já que é aplicado em todas as escolas da rede pública do Recife, do primeiro ao nono ano”, destacou Geraldo. “Nós temos certeza que estamos produzindo muitos campeões nas olimpíadas e na vida”, acrescentou.

O trio está treinando diariamente na Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, também na Várzea. É lá que eles montaram robôs de peças Lego e os programaram no computador para que vençam o desafio que simula um resgate de vítimas (representadas por pequenas bolas). Na competição, os robôs terão oito minutos para fazer o percurso determinado, desviando dos obstáculos, subindo e descendo rampas, entre outros desafios, até chegarem às vítimas. Ao todo são 40 escolas que disputarão a competição na categoria de nível fundamental.

A estudante Maryllia se mostrou muito feliz em participar da competição e ainda disse que melhorou o desempenho nos estudos. “Eu morava em São Paulo e lá eu não tinha acesso à robótica. Assim que eu cheguei aqui em Recife, vi a oportunidade e comecei a me interessar por isso. Quando se tem algumas oportunidades como esta, de ter acesso à robótica, tem que aproveitar. Hoje eu estou muito feliz por ter a oportunidade de representar o Recife e poder viajar”, explicou. Ela ainda demonstrou muito otimismo em participar da OBR. “Nós estamos indo para ganhar, mas se o resultado não vir, já valeu à pena o trabalho que a gente fez”, continuou.

Os alunos viajaram junto com o professor Cid Espíndola, que é um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, desenvolvido em todas as unidades de ensino municipais desde 2014, e com o aluno Ryan Vinícius Morais, 14 anos, que cursa o 9º ano da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, localizada nos Torrões. Ryan está passando para os colegas a experiência que adquiriu na olimpíada mundial de robótica, na Rússia, no ano passado. Ele e André dos Santos Filho, 15 anos, ex-aluno da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco, representaram o Recife na World Robot Olympiad (WRO).
Para o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, a robótica é uma ferramenta importante no aprendizado dos alunos. “A educação é muito mais efetiva quando não é somente teoria, com um professor falando para os alunos. Ela é prática. O aluno tem que fazer e ver acontecer. A gente vem recebendo depoimentos de professores e alunos de que a partir da robótica, os alunos estão muito mais interessados nas aulas em geral. A robótica trás o interesse dos alunos para aprender coisas novas e desenvolver com o conhecimento deles”, disse.

Esta é a segunda vez que os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede municipal de ensino do Recife se classificam para a fase nacional da OBR. Em 2014, uma equipe do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco venceu a etapa regional da olimpíada e pôde disputar a etapa nacional em São Paulo.

OBR - Este ano, 88 equipes de todo o Brasil disputarão a final da OBR, sendo 40 do nível 1 (Ensino Fundamental) e 48 do nível 2 (Ensino Médio). Os alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano representam Pernambuco no nível 1, juntamente com mais duas equipes dos colégios particulares Santa Emília e Apoio. Os melhores colocados na fase nacional se classificarão para a RoboCup - campeonato internacional que será realizado no próximo ano, na Alemanha.

Na primeira fase, nas etapas práticas regionais, mais de 1.800 equipes de todo o Brasil participaram da OBR, que é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição trabalha a temática da robótica com foco no estimulo às carreiras científico-tecnológicas, promovendo debates e atualizações, além de possibilitar a descoberta de novos talentos na área.