Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 28.10.17 - 15h20

Morro da Conceição recebe novas cores

img_alt

Localidade é mais uma a ser beneficiada pelas ações do Programa Mais Vida nos Morros (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

As ruas São Lourenço da Mata, Nazaré da Mata e do Pique, foram as primeiras localidades do Morro da Conceição, na Zona Norte, a receber as ações do Programa Mais Vida nos Morros. As ações, que começaram na manhã de hoje (28/10), devem durar dois meses e beneficiar mais de 600 famílias com serviços de pintura de casas. O projeto é executado pela Secretaria de Infraestrutura e Habitação, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana e conta com a participação da comunidade e da significativa da iniciativa privada, através das Tintas Iquine, Armazéns Coral, Concrepoxi Artefatos, Grupo Asa e empresa Soll. Nessa fase, o projeto vai homenagear a padroeira da comunidade, distribuindo tintas nas cores branco e azul.
 
O Morro da Conceição ganhará hortas comunitárias diferenciadas, parklet, áreas de convivência, minhocários para compostagem do lixo orgânico, eliminação de pontos de acúmulo de lixo, arte urbana, paisagismo e humanização das ruas. Será realizado ainda um piloto de desenvolvimento econômico territorial, com diagnóstico e soluções para o encadeamento produtivo, capacitação empreendedora, microcrédito orientado, fomento a novos negócios, economia criativa e inclusão produtiva.
 
Segundo o secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, essa ação tem um grande diferencial, ao promover a interação entre o poder público, comunidade e iniciativa privado em torno de um projeto abrangente, que mistura ações de cidadania, meio ambiente e segurança. "É um projeto de grande impacto, que muda a vida das pessoas nos quais o projeto está inserido", disse.
 
Uma das beneficiárias do projeto é a dona da casa Maristela Ezequiel Bezerra, moradora da Rua São Lourenço da Mata. "A nossa casa e a rua ficaram mais bonitas e alegres com as novas cores", afirmou. A Prefeitura entra com as tintas e o material para a pitura, enquanto os moradores ficam responsáveis pela mão de obra.
 
O projeto, que começou em 2016, busca despertar uma mudança de comportamento em relação às questões urbanas e ambientais e já beneficiou cerca de 1.000 famílias no Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho e Três Carneiros/Ibura. O Alto de Santa Isabel já está com seus serviços em fase de conclusão e será inaugurado em breve.
 
A partir de agora, a iniciativa passa também a fomentar o desenvolvimento econômico local. Além da transformação urbana e ambiental, serão implantadas ações de empreendedorismo, economia criativa, inclusão produtiva e microcrédito orientado. O engajamento e a mobilização dos próprios moradores é um dos pontos fortes do projeto: até as crianças participam das ações e das escolhas. Cada morador participa ativamente do projeto, fazendo sugestões, escolhendo as cores de suas casas e trabalhando com a mão de obra. A Prefeitura do Recife participa com a elaboração do projeto, orientação técnica e a acompanhamento das ações.
 
Lugares onde existem pontos de confinamento de lixo serão transformados em locais de lazer e convivência, hortas orgânicas e parklets. As escadarias serão revitalizadas com retraços de cerâmica colorida, tornando o ambiente mais harmônico. O morador é o grande protagonista da transformação em sua comunidade. A ideia é despertar cada vez mais o sentimento de comunidade, a autoestima e o orgulho dos moradores para com o seu território.