NOTÍCIAS

Administração | 28.11.14 - 14h58

Prefeito destaca papel do controle interno na 13ª Reunião do Conaci

Evento está sendo realizado no Recife e conta com a participação de secretários de estado e de capitais. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta sexta-feira (28), da abertura do segundo dia da 13ª Reunião do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), ocorrido no Hotel Golden Tulip Recife Palace, em Boa Viagem. Em sua fala, o chefe do Executivo Municipal destacou a importância de a capital pernambucana receber um evento tão representativo e o papel do controle interno para a manutenção da saúde financeira das gestões públicas, especialmente na prevenção e combate à corrupção."É importante a gente receber aqui o Conaci. São secretários estaduais e municipais de controle interno das capitais e dos estados brasileiros. Nós fomos escolhidos para sediar esse encontro que tem um debate importante sobre controle interno no País", afirmou.

Geraldo lembrou que a capital pernambucana foi escolhida para sediar o evento por sua destacada atuação na garantia de práticas transparentes na gestão recifense. "Temos a alegria de ter criado a Controladoria Geral do Município, de ter criado o Portal da Transparência aqui da cidade. Um portal que foi escolhido pela ONG Contas Abertas como aquele que mais acesso dá ao seu usuário. Ou seja, o melhor portal da transparência do País", recordou.

O presidente do Conaci e controlador geral do Estado de São Paulo, Gustavo Hungaro, apontou o Recife como um exemplo de capital que conseguiu em pouco tempo adotar ações e práticas que prezam pelo bem-estar financeiro de sua administração. "O prefeito Geraldo Julio, que é oriundo de um órgão de controle (o gestor é servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado) tem sido um exemplo na garantia de ações que otimizam o controle interno da gestão do Recife. A criação da Controladoria Geral do Município é um ponto que podemos destacar nesse sentido", disse.

O controlador geral do Recife, Roberto Arraes, afirmou que a realização da 13ª reunião do Conaci na capital pernambucana possibilita a troca de informações sobre o controle interno nacional e a apresentação de boas práticas do Recife e do Estado. "No Recife, estamos implantando ações preventivas e é este modelo que queremos levar para outras cidades, uma vez que os recursos desperdiçados não voltam mais. Estamos trabalhando para que haja uma mudança de paradigma, uma maior transparência e com a participação ativa da sociedade", revelou.

Ao término da reunião do Conaci, os controladores vão redigir uma carta com tudo o que foi discutido no Recife e o que está em prática e que será replicado, como exemplo de boas práticas de controle interno para as demais capitais e governos estaduais.