Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 28.11.16 - 16h33

18º FRTN termina com saldo positivo

 

Foram nove dias de festival, com 17 espetáculos, de companhias de seis estados brasileiros, que trouxeram temas como a crítica política e social, os conflitos humanos e a beleza dos contos infantis. Esse foi o Festival Recife do Teatro Nacional que teve sua 18ª edição encerrada neste domingo (27), com a apresentação de cinco espetáculos nos principais teatros da capital pernambucana. A realização foi da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

Em todos os dias de FRTN, o público marcou presença conferindo de perto montagens que conduziram o espectador por diversos universos. No último dia de apresentações, dois espetáculos infantis trouxeram histórias distintas: um sobre o valor da amizade (Severina e Sebastiana, da Kamio Kaze); e o outro sobre o medo de enfrentar os perigos da vida (Vento forte para água e sabão, da Companhia Fiandeiros de Teatro). Amas as produções foram de Pernambuco.

No teatro adulto, temáticas como os desafios emocionais do ser humano na sua relação consigo e com o outro (Fishman, Grupo Bagaceira-CE) a movimentação dos metalúrgicos no ABC paulista (O Pão e a Pedra, da Cia. do Latão - SP), e a prática da má política numa cidade fictícia (Teodorico Majestade, do Teatro Popular de Ilhéus - BA), promoveram boas reflexões através da arte. 

Além disso, o FRTN trouxe debates importantes sobre a crítica literária, lançamentos e uma justa homenagem ao teatro de bonecos mais tradicional do Estado, o Mamulengo Só-riso, com uma exposição mostrando parte da trajetória de 41 anos de atividades. A 18ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional se despediu com um gostinho que quero mais que, só será saciado, no próximo ano.