Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 28.11.17 - 19h59

Mutirão estimula inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

img_alt

Evento aconteceu no Instituto dos Cegos, bairro das Graças, dentro da 5ª Jornada de Direitos Humanos (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Lei 8213/91 determina que as empresas com mais de 100 funcionários reservem entre 2% e 5% de suas vagas com pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados. Para estimular a inserção desse público no mercado de trabalho, a Prefeitura do Recife realizou, na manhã desta terça-feira (28), o Mutirão de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência. O evento aconteceu no Instituto dos Cegos, bairro das Graças, dentro da 5ª Jornada de Direitos Humanos, que está levando, até o dia 10 de dezembro, mais de 50 ações para toda a cidade.

A iniciativa ofereceu serviços como intermediação de mão de obra e emissão de Carteira de Trabalho, além de informações sobre mercado de trabalho. Uma das pessoas atendidas foi Josiel José, de 44 anos, que tem 20% da visão. “Consegui uma carta de encaminhamento para a área administrativa de uma empresa. Vou ligar para marcar a entrevista”, comemora. Ele já trabalhou como auxiliar administrativo e auxiliar de radiologia. “Há um certo preconceito das empresas em relação às pessoas com deficiência, mas é lei e nós temos direito de trabalhar”, diz.

Jana Rodrigues, 49 anos, concorda. “Quando eu enxergava, trabalhei em locais como loja de cosméticos, imobiliária e loja de criança. Depois que perdi a visão, ficou muito mais difícil. As empresas muitas vezes não entendem e não sabem conduzir a situação com os cegos”, afirma. Ela também compareceu ao Mutirão para se cadastrar na Agência do Emprego do Recife em busca de uma colocação no mercado de trabalho. A atividade incluiu ações para emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

O Mutirão foi uma parceria entre a secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e a pasta de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. “É muito gratificante poder contribuir para a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o que garante sua autonomia e independência”, afirma o gerente da Pessoa com Deficiência, Paulo Fernando Silva. O gerente da Agência do Emprego de Casa Amarela, Gustavo Verçosa, complementa que a equipe cadastrou os participantes e já os encaminhou para as vagas disponíveis no sistema.

JORNADA - Iniciada no último dia 20, a 5ª Jornada de Direitos Humanos (JDH) conta com mais de 50 ações, em todas as regiões da cidade, até o dia 10 de dezemnro. Palestras, rodas de diálogo, oficinas, espetáculos, emissão de documentos e cine-debates fazem parte da programação da Prefeitura do Recife. O tema da quinta edição da jornada é “Passos à frente rumo à cidadania”. Os debates abordam as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde e à igualdade racial, entre outros.