Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.11.18 - 20h34

PCR e Cruz Azul promovem curso para comunidades terapêuticas

img_alt

As aula do “Curso de coordenador e monitor em dependência química e comunidade terapêutica” acontecem no auditório do Senai de Areias até a próxima sexta-feira (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

A Prefeitura do Recife realiza, em parceria com a organização social Cruz Azul no Brasil, o “Curso de coordenador e monitor em dependência química e comunidade terapêutica” no auditório do Senai de Areias, até a próxima sexta-feira (30). As aulas iniciadas na última segunda-feira (26) contemplammais de 20 diferentes comunidades terapêuticas (CTs), com o objetivo de proporcionar aos participantes uma visão global do tratamento da dependência química baseado em evidências científicas, em serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do consumo de substâncias psicoativas, mais especificamente, em comunidades terapêuticas e grupos de apoio. 

A capacitação é organizada pela Cruz Azul e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod). No total, 80 pessoas, entre profissionais da Sepod, monitores e coordenadores de comunidades terapêuticas participam do curso, que tem carga horária de 50 horas/aulas.

A gerente-geral de Operações da Sepod, Karla Caldas, explicou a importância do fortalecimento do trabalho das comunidades terapêuticas, que fazem parte da rede complementar, já que são organizações da sociedade civil que têm convênio com a Prefeitura do Recife para garantir mais opções de cuidado com os usuários de drogas. “Em cursos como este, tratamos sobre legislação, acolhimento, prevenção e tratamento. Além de capacitar os profissionais das comunidades terapêuticas, esses encontros nos aproximam da rede complementar e facilitam o monitoramento de suas ações”.

O presidente da Cruz Azul no Brasil, Egon Schuter, explicou que a entidade sem fins lucrativos presente em mais de 40 países tem como uma de suas missões apoiar e assessorar as CTs, tanto na área jurídica quanto terapêutica. “Nós temos como missão preparar pessoas que trabalham nascomunidades terapêuticas, formando multiplicadores. Então é um sonho promover essa capacitação em parceria com a gestão pública, contribuindo para a qualificação das CTs”, disse Egon Schuter. 

Assistente social há 20 anos em uma das Comunidades Terapêuticas mais antigas de Pernambuco, Desafio Jovem, Adriana Carneiro acredita que o curso ajudará a CT a oferecer um serviço ainda melhor. “Estamos muito felizes em ter a oportunidade de participar de uma capitação de tamanha relevância, que abrange aspectos jurídicos e técnicos, além de ser ministrada por profissionais bastante qualificados. Com certeza o curso vai nos ajudar a profissionalizar e elevar ainda mais a qualidade do tratamento que oferecemos aos nossos usuários”.

 

Foto: Lú Streithorst/PCR