Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 28.11.18 - 20h40

PCR garante serviços, infraestrutura e programação cultural para 114ª Festa do Morro

A tradicional celebração contará com atrações culturais, plantão de profissionais de saúde, mutirão de limpeza, banheiros químicos, ações de combate ao trabalho infantil e diversos outros serviços

 

Uma das mais tradicionais celebrações religiosas do povo nordestino, a Festa de Nossa Senhora da Conceição chega à sua 114ª edição, a partir desta quinta-feira (29), comungando fé e festa no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, com o apoio e participação da Prefeitura do Recife, que se fará presente nos dez dias de festa por meio de ações e articulações de várias secretarias, até o dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição. 

Já no primeiro dia de atividades, a partir das 17h desta quinta, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife disponibilizarão a Frevioca para acompanhar a tradicional procissão de abertura da Festa do Morro, que sairá às 18h do Parque Urbano da Macaxeira, equipamento mantido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, com destino ao Morro. 

Para assegurar alegria e diversão aos fiéis que subirão o Morro durante os dez dias de festa, a Prefeitura do Recife montou um palco na Praça da Conceição, com estrutura de som, luz e banheiros químicos, além de ter contratado grandes atrações musicais, como o cantor Nando Cordel, que fará uma apresentação gratuita e aberta ao público no próximo sábado (1º), a partir das 21h.

CRIANÇAS - Com o objetivo de promover proteção às crianças em situação de vulnerabilidade e risco social durante os dez dias de evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) realizará atividades de sensibilização junto aos pais e demais pessoas que visitarem o Morro da Conceição para alertar sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes de exploração pela mendicância e pelo trabalho infantil – práticas ainda corriqueiras nas festas populares. Para isso, a SDSJPDDH vai montar no Morro um Espaço de Proteção - área cuja finalidade é ofertar atenção e proteção às crianças no entorno da festa.

O Espaço de Proteção, que também oferta atividades lúdicas para as crianças e adolescentes, funciona desta quinta até o domingo (2), das 16h às 22h, e depois volta a funcionar nos dias 7 e 8, das 10h às 16h. Em paralelo, nos dez dias de festa, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas) vão tentar identificar situações de violação de direitos, como, por exemplo, o trabalho infantil.

A ação, que acontece com mais destaque nos grandes eventos da cidade, está incorporada à rotina do Seas, cujas equipes cotidianamente identificam situações de violação de direitos nas vias públicas da cidade. As situações mais críticas são encaminhadas aos Centros de Referência e aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Cras e Creas), para acompanhamento das famílias através da inserção social via políticas públicas de proteção e promoção social. 

A ação de enfrentamento ao trabalho infantil e a outras violações de direitos continuam pós-festa, quando as famílias são convidadas a comparecer em atividades educativas e de sensibilização sobre proteção à infância, promovida pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

EMPULSEIRAMENTO - Para as crianças que subirem o Morro da Conceição no dia 8 de dezembro, o mais movimentado da festa, a Gerência da Criança e do Adolescente do Recife, ligada à SDSJPDDH, vai distribuir pulseiras de identificação. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam. Ações de empulseiramento como esta são sempre realizadas no Carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, nas praias de Boa Viagem e do Pina, entre outros. 

LGBTFOBIA - A Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS), também ligada à SDSJPDDH, vai estar presente na Festa do Morro da Conceição durante os dias de festa, das 19h às 22h. A equipe vai divulgar a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, falando dos serviços oferecidos pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife - espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. 

TURISMO – Para celebrar a santa e sua festa, o projeto Olha! Recife, oferecido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, promoverá, no próximo domingo (2), a partir das 9h, um passeio turístico a pé no alto do Morro do Conceição. Esta edição do Olha! Recife vai explorar a fé que habita as paisagens do Morro, a vocação da comunidade para a cultura e a gastronomia, além de convidar os participantes a conferir uma das mais belas vistas que a capital pernambucana tem a oferecer. Para se inscrever no passeio gratuito e conferir os demais roteiros disponibilizados esta semana, acesse www.olharecife.com.br.

SAÚDE - A Secretaria de Saúde do Recife preparou um esquema especial para a Festa do Morro da Conceição. A Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, que fica ao lado do Santuário, estará à disposição para prestar atendimentos de pequenas urgências, com a equipe completa (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e equipe administrativa).

Nesta quinta-feira, primeiro dia de festa, haverá plantão noturno (17h às 23h), com uma ambulância do Samu acompanhando a procissão. Também haverá horário estendido na unidade nos dias 1º, 2, 7 e 8. Também haverá equipes de plantão pela manhã, até o dia 9. As ações que não puderem ser solucionadas na unidade serão transferidas para o serviço de emergência mais próximo, através da equipe do Samu. 

A Vigilância Sanitária do Recife (Visa) capacitou os comerciantes informais e voluntários da paróquia do Morro, que prepararão alimentos durante a realização da festa. A Visa também fará inspeções durante os dias do evento. Agentes de saúde ambiental e controle de endemias, da Vigilância Ambiental, por sua vez, estão reforçando as atividades de controles de roedores e de arboviroses, desde a última semana. No dia 8, Dia de Nossa Senhora da Conceição, serão realizadas atividades educativas no largo Dom Luiz. 

LIMPEZA - Com o intuito de levar mais conforto aos milhares de fiéis que irão participar da 114ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um reforço no esquema de limpeza, com mutirão que terá início nesta quinta-feira e seguirá com atividades até a manhã do próximo dia 11, pós festa. Um total de 622 garis irá garantir a limpeza durante os dias de celebração religiosa no Morro da Conceição e no entorno.

O trabalho será executado na Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Praça do Trabalho, Praça do Morro da Conceição, além dos acessos ao local da festa. Os serviços serão realizados em todos os espaços utilizados durante a festa, nos três turnos, e envolvem capinação, varrição, limpeza de escadarias, coleta de resíduos, lavagem das vias, entre outras atividades. Para isso, a Emlurb irá utilizar três caminhões compactadores pequenos, dois caminhões com caçamba basculante, um caminhão-pipa, uma caçamba e 80 contenedores.

Nos dias 8 e 9, o órgão irá contar com 146 garis por dia para realizar as atividades de limpeza. A expectativa, com base no ano passado, é que cerca de 40 toneladas de resíduos sejam coletadas ao fim das festividades.

A Guarda Municipal do Recife (GMR) vai estar com efetivo de 1.200 agentes na 114 ª Festa de Nossa Senhora da Conceição. São 540 guardas a mais no evento, que acontece da quinta (29/11) ao sábado (8/12). Por dia, 120 agentes estarão do Morro da Conceição, contribuindo com a segurança do local.