NOTÍCIAS

Educação | 28.12.15 - 10h59

Mais de 12 mil vagas disponíveis para quem ainda não fez matrícula na rede municipal do Recife

Vagas que sobraram após 1ª etapa de matrícula estarão disponíveis na internet a partir desta segunda

Quem ainda não reservou uma vaga na rede municipal de ensino do Recife terá mais uma oportunidade de fazer a matrícula a partir desta segunda-feira (28). As mais de 12 mil vagas que sobraram após a primeira etapa da matrícula estarão disponíveis para reserva na internet até a próxima quarta-feira (30). Os novatos interessados em estudar nas escolas, creches e creches-escolas da Prefeitura do Recife em 2016 devem acessar o site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline pelo computador, tablet ou celular.

Das 22 mil vagas disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Recife para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), quase 10 mil já foram reservadas pela internet. Ao confirmar a unidade de ensino escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola ou creche para levar os documentos e confirmar a matrícula, nos dias 04 e 05 de janeiro.

No site, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar. A partir daí, o sistema mostra as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. Para saber qual a unidade de ensino mais próxima, é possível consultar o mapa disponível no site da matrícula. Quem acessou o site no início de novembro teve mais chance de conseguir vaga na escola de sua preferência. Já quem deixou para fazer a reserva nesta semana de repescagem encontrará menos opções disponíveis, já que quase metade das vagas foram reservadas.

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

CONFIRMAÇÃO - Quando o processo de reserva da vaga for concluído, o aluno deve imprimir o comprovante de reserva de matrícula para levar à escola escolhida nos dias 04 e 05 de janeiro. Quem não tiver impressora pode salvar o número de protocolo, gerado ao final do processo de reserva, para apresentá-lo na escola no período de confirmação de matrícula.

Será necessário apresentar comprovante da reserva de matrícula online, documento de transferência da escola de origem, duas fotos 3x4 recentes e cópias da certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência. Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS). Não é necessário madrugar nas escolas para garantir a vaga, já que a mesma já foi reservada na internet. O estudante só perde a vaga se a matrícula não for confirmada presencialmente, com a entrega dos documentos.

Dos 87 mil estudantes que atualmente estudam na rede municipal de ensino do Recife, 67 mil alunos tiveram a matrícula renovada automaticamente em outubro, portanto não precisam acessar o site. A previsão é de que a rede tenha um total de 89 mil alunos no ano letivo de 2016, distribuídos nas 308 escolas, creches e creches-escolas municipais.