Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.12.16 - 16h54

UPAE do Arruda chega aos seis meses com mais de 76 mil usuários atendidos

img_alt

A unidade é referência em serviços como Neurologia, Ortopedia e Nefrologia (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Nesta sexta-feira (30), a UPAE do Arruda completará seis meses de funcionamento. No período, a unidade de saúde atendeu 76.500 pessoas, entre consultas, exames e sessões de fisioterapia. O resultado é uma significativa redução das filas de espera por serviços como Cardiologia, Endocrinologia e Ortopedia. “Conseguimos desafogar grande parte da demanda com a realização de mutirões de atendimento. Desde a inauguração, fizemos cinco mutirões”, informa a diretora da UPAE, Adriana Bezerra. A comemoração será nesta quinta-feira (29), com mais serviços de saúde. No caso, sala de espera sobre Prevenção de quedas e fraturas em pessoas idosas.

O evento será conduzido pela equipe da fisioterapia e da terapia ocupacional da UPAE e acontecerá, pela manhã, das 7h30 às 8h30, e à tarde, das 13h às 14h. Os usuários e acompanhantes receberão informações e orientações sobre medidas e cuidados que ajudam a prevenir quedas e fraturas, em diversos ambientes, principalmente em casa, local de maior frequência. Também haverá distribuições de panfletos educativos. “A administração municipal consegue com a implantação deste serviço de especialidades atingir um dos principais objetivos na área de atendimento aos usuários, que é o de reduzir filas de espera e oferecer serviços de qualidade e resolubilidade à população”, afirma o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

“É uma oportunidade para as pessoas se comunicarem diretamente com os profissionais, podendo inclusive tirar dúvidas recorrentes”, diz Adriana Bezerra.

Especialidades – A UPAE do Arruda oferece nove especialidades médicas: Reumatologia, Endocrinologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Psiquiatria, Urologia, Pneumologia e Ortopedia; além dos serviços de apoio diagnóstico, como Ergometria, Ecocardiograma, Raio–X, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e Endoscopia Digestiva.

Junto às outras categorias profissionais, a unidade possui o serviço de reabilitação motora com uma equipe especializada em fisioterapia e terapia ocupacional; além de Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social. Ao todo, realiza uma média de 2.200 atendimentos por dia.

Endoscopia e Estomatoterapia – Na rede municipal de saúde existem dois serviços que apenas da UPAE do Arruda disponibiliza. São estes: Endoscopia (procedimento que consiste na exploração visual e obtenção de imagem diagnóstica, com a utilização do aparelho endoscópio) e Estomatoterapia (curativos especiais, com enfermeiros específicos desta área).

Abertura de serviços - Na primeira quinzena de janeiro de 2017, a UPAE do Arruda passará a contar com o serviço de Colonoscopia e serão ofertados 144 exames/mês; além dos serviços de MAPA( monitorização da pressão arterial ) e HOLTER (exame que monitora a atividade elétrica do coração).

 

Serviço:

Comemoração de seis Meses da UPAE do Arruda

Data: 29 de dezembro de 2016 (quinta-feira)

Evento: Sala de Espera com informações e orientações sobre medidas e cuidados que ajudam a prevenir quedas e fraturas, em diversos ambientes.

Público Alvo: usuários e acompanhantes

Horário: Manhã (7h30 às 8h30). Tarde (13h às 14h).