Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.12.17 - 16h18

PCR promove ação de saúde para pessoas em situação de rua na Boa Vista

 

Nesta sexta-feira (29), pessoas em situação de rua no bairro da Boa Vista serão beneficiadas por uma ação de promoção à saúde integral, promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. Os serviços serão oferecidos na sede no Distrito Sanitário I, na Rua Mário Domingues, 70, das 8h às 12h. O objetivo é levar qualidade de vida para essa população vulnerável, estimulando-a a frequentar as unidades básicas.

Além de orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e saúde bucal, haverá testes rápidos para HIV e sífilis, exames de glicemia (HGT), vacinas, aferição de pressão arterial e distribuição de kits de higiene bucal e preservativos masculino e feminino. 

A iniciativa acontece em parceria com as coordenações distritais das políticas da Pessoa com Deficiência, Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde Bucal e Programa de Imunização.

Consultório na Rua – Na última semana, os profissionais do Consultório na Rua (CnaR), também ligado à Secretaria de Saúde, foram às ruas com a missão de promover uma atividade diferente. Eles se juntaram a voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Boa Viagem, para promover o Natal na Rua, na Praça de Boa Viagem.

Os usuários atendidos pelo programa CnaR participaram de uma roda de conversa sobre o significado do Natal e de troca de presentes entre eles, com doações recebidas. Durante a ação, os usuários ganharam cartolinas para expressar o grande sonho de cada um e como eles compreendem o que é o cuidado dentro do território.

Uma das surpresas foi uma usuária idosa, identificada como Dona Carolina, que vive na Imbiribeira, e não aceitava abordagem de outras pessoas. Aos poucos, a equipe foi tentando uma aproximação, que aconteceu, finalmente, no dia da ação do Natal.