Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 28.12.18 - 19h59

Último fim de semana do ano com música, exposição e atividades ambientais

img_alt

Neste final de semana, a Prefeitura do Recife, através das secretarias, vai promover música no Paço do Frevo, exposição no Museu da Cidade do Recife e atividades ambientais diversas no Jardim Botânico e no Econúcleo da Jaqueria. Tudo gratuito. (Foto: Rói Rói Filmes/Neoenergia/Divulgação)

 

No último final de semana do ano, os recifenses e todos que visitarem a cidade terão várias opções de lazer gratuitas oferecidas pela Prefeitura do Recife por meio das suas secretarias. Vai rolar show no Paço do Frevo com o Projeto Frevália, exposição no Museu da Cidade do Recife e Ciclofaixa para os fãs de bike. Além disso, vai ter programação diversificada para quem curte atividades ambientais no Jardim Botânico, Zona Oeste, e no Econúcleo Jaqueira, Zona Norte da cidade.

No próximo sábado (29), o Paço do Frevo, no Bairro do Recife, vai receber a segunda edição do Frevália a partir das 15h; o projeto celebra o frevo com uma roupagem diferente, utilizando uma pegada pop e moderna. Durante o show, o cantor Romero Ferro vai receber os convidados Cannibal, Barro, a Fada Magrinha, Beto Hortís e a referência do brega Michelle Mello. O evento é gratuito e pessoas de qualquer idade podem participar.

No mesmo dia, outra alternativa para se divertir com toda a família é visitar o Museu da Cidade do Recife. A exposição em cartaz, Cinco Pontas, reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 9h às 17h. No domingo (30), o equipamento estará fechado.

Já os apaixonados por bicicleta poderão contar com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer no domingo e aproveitar os 35,6 km de percurso exclusivo. O projeto Lazer na Rua que disponibiliza um trecho da Avenida Boa Viagem, próximo ao Segundo Jardim de Boa Viagem, para usufruto da população também vai funcionar no domingo.

E quem quer aproveitar o verde pode escolher a programação do Jardim Botânico do Recife ou do Econúcleo da Jaqueira. No sábado, o Jardim vai se despedir das atividades deste ano com muita diversão e agitação. No roteiro, está a oficina de percussão corporal "PET ao meio". A partir das 15h, os visitantes vão poder participar de uma experiência cheia de sons e melodias através dessa oficina que abordará os temas de reciclagem e reutilização de resíduos, utilizando garrafa PET, música e muita diversão.

Já no domingo, no mesmo Jardim, acontecerá a oficina de mudas "terra e vida" que vai ensinar de forma prática e divertida a como usar materiais recicláveis para fazer o plantio em casa ou no apartamento, desde o cultivo da semente até o desenvolvimento da planta. A atividade começa às 10h e é inteiramente gratuita.

No Econúcleo do Parque da Jaqueira, no sábado, às 9h, o visitante vai conferir uma apresentação especial de teatro com mamulengos que irá tratar do cuidado com a natureza e seus benefícios. A peça “A maior rosa do mundo”, adaptada de um conto do autor José Saramago, contará a história de um garotinho que inicia sua jornada de descoberta do mundo e no meio de sua andança se depara com uma rosa abandonada. Ao cuidar dela, o garoto recebe em troca, também o cuidado da planta, que lhe protege ao longo da aventura.

Além disso, os visitantes vão aprender muito com uma oficina de malabares super legal, com início às 11h, que ensinará as técnicas da produção de objetos de malabarismo utilizando resíduos sólidos de materiais recicláveis. Ao final da atividade, o público ainda poderá aprender a como manusear os objetos.

Por fim, no domingo, o público vai se emocionar com pastoril do “Velho Reciclado”, que ocorrerá às 15h30. O espetáculo vai recontar de forma criativa essa tradicional história, adicionando os elementos da consciência ambiental e dos problemas causados pelo descarte incorreto do lixo. Com direção e roteiro de Tales Ribeiro, a apresentação será estrelada pelos arte educadores Aldeline Silva; Pollyanna Cabral; Simone Santos e Tales Ribeiro.

O Museu Murillo La Greca, o MAMAM e a Galeria Janete Costa estão em recesso e retornarão às atividades na próxima quarta-feira (2).