Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 28.12.20 - 20h55

Prefeitura do Recife entrega mais 100 kits com bicicletas e smartphones do projeto Renda Por APP

img_alt

Iniciativa permite que as pessoas gerem renda prestando serviços para aplicativos de entrega; número de beneficiados chega a 500 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife realiza, nesta terça-feira (29), mais uma entrega de 100 kits do projeto Renda Por APP, compostos por bicicletas e smartphones com pacote de dados. O objetivo é possibilitar que as pessoas gerem renda prestando serviços para os aplicativos de entrega em domicílio. A iniciativa faz parte do Chegando Junto, programa municipal lançado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. Os beneficiados foram definidos em sorteio realizado em fevereiro deste ano, pela Loteria Federal, aumentando o número de kits entregues pelo Renda por App para 500.

Para evitar aglomerações e respeitar os protocolos sanitários, a entrega vai ser dividida em quatro grupos de 25 pessoas, às 9h, 11h, 14h e 15h, sempre na Escola Profissionalizante Dom Bosco, localizada na avenida Norte, 5600. Os beneficiados receberão orientações sobre empreendedorismo. As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o equipamento, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros.

O secretário municipal de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior, explica que as entregas mensais do Renda por App precisaram ser interrompidas em março, devido à pandemia da covid-19. “Agora estamos distribuindo os últimos kits que foram sorteados. A ideia é ajudar as pessoas a terem sua própria renda, dando a elas a possibilidade de trabalhar com aplicativos de entregas e sustentar suas famílias. Elas podem também prestar serviços para empreendimentos em suas comunidades”, aponta o gestor. Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, com dados de 2018, mostrou que 18 milhões de brasileiros já usam os aplicativos como fonte de renda. Desse total, 4 milhões têm sua renda totalmente vinda dos APPs.

CHEGANDO JUNTO - O Chegando Junto é o programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social. A iniciativa promove diversas ações nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além do Renda Por APP, o programa inclui o projeto VEM Meu Emprego, que tem o objetivo de permitir o deslocamento gratuito das pessoas na busca por um novo trabalho; entregou os restaurantes populares Naíde Teodósio, em Santo Amaro, e Josué de Castro, bem como o abrigo Irmã Dulce dos Pobres, ambos em São José.

Vale destacar também ações como os minicursos profissionalizantes, que já formaram mais de 1100 pessoas em diversas comunidades; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais; e o projeto Gera Cidadania, oferecendo oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar.