Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 29.01.21 - 20h25

Prefeitura discute escritório conjunto com universidades

img_alt

O Escritório de Parcerias e Inovação visa incentivar a promoção da cooperação entre a administração pública e as instituições de ensino e será lançado ainda no primeiro trimestre. A Prefeitura do Recife irá elaborar um decreto para oficializar a iniciativa (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Com o objetivo de aproximar a administração pública municipal das instituições de ensino e pesquisa para otimizar o desenvolvimento de soluções urbanísticas baseadas em inovação e tecnologia, o prefeito João Campos se reuniu com os reitores das principais universidades do Recife, na tarde desta sexta-feira (29), na sede da Prefeitura do Recife, onde foi apresentado o projeto Escritório de Parcerias e Inovação, organismo que visa incentivar a promoção da cooperação entre a administração pública e as instituições de ensino e que será lançado ainda no primeiro trimestre. Participaram do encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Rafael Dubeux, os reitores Alfredo Macêdo Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcelo Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Pedro Falcão, da Universidade Pernambuco (UPE) e o Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).  

“A gente aqui fez uma discussão sobre o Escritório de Parcerias e Inovação da cidade com as universidades. A nossa ideia é poder caminhar em três pilares. Nós vamos discutir as parcerias na área da extensão para poder buscar soluções para os problemas da cidade. A outra parte, é do interesse público, que são os problemas da cidade que a gente pode debater através da inovação. E, por fim, como é que a gente faz a ligação entre o conhecimento e a pesquisa da universidade com o setor produtivo da cidade do Recife. A partir de hoje, a gente lançou um cronograma para, ainda no primeiro trimestre, fazer o lançamento do Escritório de Parcerias com as universidades de nossa cidade. Então o setor público, o terceiro setor, os centros universitários e universidades, e também todo o setor privado da cidade vai estar dialogando com isso. Uma grande ação para poder unir o conhecimento com a capacidade de resolução dos problemas do Recife”, completou o prefeito. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux,  a intenção é solucionar problemas da cidade, reduzindo a desigualdade social e promovendo o desenvolvimento econômico do município.  “A ideia é que a gente tenha um potencial de conhecimento enorme aqui na cidade do Recife com universidades de primeira linha, como é o caso dessas universidades que participaram do encontro hoje. E a gente precisa aproveitar esse potencial da cidade para converter isso em políticas,  melhoras de serviços públicos melhores e inovações tecnológicas que deem ganhos de produtividade e renda para o setor econômico aqui na cidade”, explicou o secretário, que irá elaborar um Decreto para oficializar a iniciativa, que será lançada no mês de abril.