Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.03.17 - 13h04

II Dia da Visibilidade LGBT oferta serviços de Saúde no Brejo da Guabiraba

Durante a ação também será realizada a emissão de cartão SUS com nome social, direito da população desde 2013

 

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Coordenação da Política de Atenção Integral à Saúde da População LGBT, promove nesta quinta-feira (30) o II Dia da Visibilidade LGBT do Distrito Sanitário VII, junto com o encerramento do Mês da Tuberculose. A ação será realizada na Escola Municipal São Cristovão, que fica localizada na Rua Cassiterita, Brejo do Guabiraba, das 16h30 às 19h30, e tem como objetivo promover o acesso à saúde e demais serviços para dar visibilidade às pessoas.

No evento, a população terá acesso a exames de filariose, tuberculose, teste de hanseníase, testagem de HIV e aconselhamentos. Profissionais da Academia da Cidade também estarão presentes durante a ação dando orientações sobre exercícios e vida saudável. Além disso, a população terá acesso a orientações com agentes redutores de danos, que tratam questões como álcool, tabagismo e drogas. Haverá também uma roda de diálogos voltada para a população trans, que tratará o Auto Cuidado durante a Hormonioterapia.

Profissionais da saúde estarão no local para realizar a emissão de cartão SUS com o nome social para que a população se sinta a vontade ao ter acesso a qualquer uma das unidades da rede municipal.

Além dos serviços de saúde, serão ofertadas orientações psicológicas, jurídicas e sociais, emissão de 2ª via de certidão de nascimento, emissão de 2ª via de RG, plastificação de documentos, oficina de combate à violência LGBTfóbica e apresentações culturais locais.

Dados – Uma pesquisa feita pela UniCEUB, em Brasília, aponta que 40% da população LGBT entrevistada nunca procuraram o serviço público de saúde e dos que procuraram mais de 50% utilizam serviços de média e alta complexidade (pronto socorros e urgências) visualizando um afastamento da atenção básica de saúde. E a causa disso é a violência já que na mesma entrevista, 43% afirmaram que já foram vitima de discriminação em serviços de saúde.

Assistência - A rede de saúde do Recife vem realizando oficinas de sensibilização dos profissionais da atenção básica para o acolhimento da população LGBT, e o uso e reconhecimento do nome social de pessoas trans e travestis (de acordo com o Decreto Municipal 30.306 de 17 de Fevereiro de 2017 que reconhece o uso do nome social em todos os serviços municipais do Recife).

A rede de saúde do Recife também dispõe de um serviço especializado para a população de Lésbicas, Mulheres Bissexuais e Mulheres Trans Transgenitalizadas. O ambulatório LBT fica localizado no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Mercês Pontes Cunha e os atendimentos acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 15h. Nas demais unidades de saúde, o atendimento deve ser feito diretamente pela unidade mais próxima de casa.