Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 29.03.19 - 11h17

Compaz Ariano Suassuna homenageia mulheres na festa do seu 2º aniversário

img_alt

Cantoras locais animaram comemoração, que também teve recreação e vivência de Badminton, a nova modalidade de esportes do equipamento (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As mulheres foram as grandes estrelas do segundo aniversário do Compaz Ariano Suassuna, na última quarta-feira (27). Regada a boa música, participação dos usuários e brincadeiras para os pequenos, a festa também celebrou o legado e os números da segunda Fábrica de Cidadania do Recife. A primeira-dama do Recife, Cristina Mello, e mais cinco cantoras locais foram homenageadas no evento. Bia Villa Chan, Érica Natuza, Irah Caldeira, Nádia Maia e Nena Queiroga animaram a festa que também contou com apresentações das turmas do Ballet e a da Dança Popular do equipamento.

A primeira-dama Cristina Mello compareceu ao evento e se encantou com o que viu. “Estamos colhendo os frutos desse equipamento de transformação de vidas. Futuramente iremos ver um Recife melhor para as pessoas, com menos violência, mais amor, paz e união”, disse a médica.

Luan Gargner, 7 anos, aproveitou a vivência do Badminton e se garantiu no jogo que usa peteca e raquete. “Só conhecia pela televisão. Aí quando vi aqui, fui jogar. Foi a primeira vez. Achei muito legal”, revelou o menino, que é aluno de futebol do Compaz Ariano Suassuna. Maria Fernanda, 9 anos, se destacou no pula corda e saltou 26 vezes sem errar. “Treino em casa e por isso sou boa”, revelou a pequena, que estava acompanhada da mãe e avó que esperavam para assistir aos shows.

A comemoração também é sobre os resultados que a segunda Fábrica de Cidadania do Recife conquistou. Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) apontam que no raio de um quilômetro do equipamento o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caiu 35% no comparativo de 2018 para 2017. Os bairros que contemplam essa distância são Bongi, Cordeiro, Prado, Torrões e San Martin. Juntos preservaram mais de 10% de vidas no Recife, ou seja, 22 das 189 que a cidade salvou em 2018. O Compaz Ariano Suassuna foi inaugurado em março de 2017.

Para o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, celebrar a data significa reconhecer um trabalho de sucesso e resultados com os recifenses. “O legado dos equipamentos é para vocês. Vai ficar para sempre. Obrigado por estarem aqui celebrando com a gente. Acolhimento é a palavra que define a missão dos Compaz”, enfatizou o gestor.

O espaço público municipal oferece diversos atendimentos e serviços para a população da zona oeste. Atividades esportivas, educacionais, culturais, de saúde e bem-estar; cursos e atendimentos como CRAS, Secretaria da Mulher, Procon, Emprego e renda nos bairros, Mediação de conflitos, Junta Militar, Prouni Recife e Sala do Empreendedor. Todos os serviços e atendimentos são de graça.

Para participar das atividades e cursos do Compaz é preciso se cadastrar. Para isso, basta levar RG ou certidão de nascimento + CPF + comprovante de residência. Para cadastro de menor de idade é preciso que o responsável também se cadastre no Compaz.

O Compaz é um equipamento público da Prefeitura do Recife, por isso a preferência das atividades e serviços são para moradores desta cidade. O cadastro é feito na recepção de cada Compaz.