Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.03.19 - 10h17

Recife realiza 14ª Conferência Municipal de Saúde

img_alt

Nestas quinta e sexta, participantes lutam pela defesa e controle social do SUS e buscam dar continuidade ao processo da construção coletiva das políticas públicas de saúde (Foto: Cortesia)

 

Teve início, nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções, em Olinda, a 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o evento segue até esta sexta-feira (29), tendo como tema central de debate “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Nesses dois dias, estão reunidos 404 delegados, entre conselheiros de saúde municipal, distrital e de unidade, entidades representativas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos trabalhadores e dos gestores/prestadores, além de movimentos sociais, além de 40 observadores da sociedade. Os participantes lutam pela defesa e controle social do SUS e buscam dar continuidade ao processo da construção coletiva das políticas públicas de saúde.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, reforçou a importância da resistência para impedir os riscos de retrocessos dos direitos sociais. “Tenho grande honra em participar pela quarta vez da Conferência. Aqui, as expectativas são grandes para que a voz de resistência do Recife, das tradições de compromisso com o SUS, seja ouvida e representada. O nosso desafio é extrapolar as paredes desse auditório para ganhar corações e mentes da sociedade. E, para isso, precisamos de gestos, palavras e, sobretudo, estar juntos, de mãos dadas. Ainda temos muito o que avançar e faremos, com certeza, uma conferência com um debate qualificado, à altura da nossa responsabilidade”, declarou o gestor.

A 14ª Conferência de Saúde do Recife é a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde. Serão eleitos 220 delegados municipais para a fase macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde. A programação ainda deve discutir temas como fortalecimento da atenção primária, desenvolvimento das ações estratégicas de vigilância em saúde, ampliação dos investimentos e financiamento do SUS para a elaboração de um documento que auxiliará na construção de propostas para as etapas que antecedem a Conferência Nacional.

Para o coordenador do Conselho Municipal de Saúde do Recife, Cristiano Nascimento, o momento da conferência é o ápice do controle social no SUS da cidade. “É a hora de reafirmarmos que não vamos permitir nenhum retrocesso no nosso Sistema Único de Saúde. Sabemos que temos um cenário difícil, mas mesmo assim vamos lutar pra avançar e precisamos estar coesos nesse processo”.

A usuária do SUS Adeilza Souza também acredita que, defender o SUS é um compromisso de todos. “Nesse momento, é importante reafirmar nossas conquistas ao longo dos anos para não deixar nada atingi-las. Para manter a energia da luta e avançar ainda mais na garantia de um serviço de qualidade para a população, precisamos estar todos unidos: usuários, gestores e trabalhadores”.