NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.11 - 16h55

Crianças aprendem e se divertem na Biblioteca de Casa Amarela

Cerca de 430 estudantes participaram da 2ª FLIJUCA, que conta com peças teatrais, contação de histórias e música

“Uma viagem ao mundo encantado dos livros infantis”. Esse é o tema da 2ª FLIJUCA – Festival do Livro Infantil e Juvenil de Casa Amarela, realizado nesta sexta-feira (29), na Biblioteca Popular do bairro. Neste ano, o evento homenageia os escritores Monteiro Lobato e Hans Christian Anderson, autor do clássico infantil O Patinho Feio.

O objetivo do FLIJUCA, que é patrocinado pelas empresas Pilar e Tambaú e promovido pela Biblioteca de Casa Amarela, é estimular nas crianças o hábito da leitura. “A nossa intenção também é chamar atenção dos estudantes para a importância da biblioteca e incentivá-los a freqüentar o ambiente”, disse a gerente da Biblioteca de Casa Amarela, Verônica Farache.

Para a diretora do Instituto Novas Idéias, Lidinei Araújo, essa iniciativa é importante para a formação dos alunos. “Aumenta o conhecimento desse espaço infantil e, principalmente, conscientiza as crianças para a utilização do espaço público, despertando para a importância do cuidado com esses locais”, falou.

Cerca de 430 crianças, com idades entre 4 e 14 anos, participam da atividade que conta com peças teatrais, contação de histórias e música, promovidas pelos integrantes da Cia de Teatro Popular – D´Loucos, As Bordadeiras de Histórias.

Adoro de vir para cá, e hoje está melhor ainda, principalmente por causa do teatro”, falou Thaiza Rodrigues, de 8 anos. Já para Matheus Augusto de Moura, de 9 anos, a Biblioteca é o melhor lugar par a ler. “Esta é a terceira vez que venho e gosto muito, pois, aqui tem muitos livros. Aqui é o melhor lugar pra ler”, opinou.

Homenagens - O FLIJUCA homenageia o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), lembrando o escritor Hans Christian Anderson; Dia Nacional do Livro e Aniversário de Monteiro Lobato, precursor da literatura infantil no Brasil (18 de abril) e o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril).