NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.11 - 16h59

Novas ações de Turismo do Recife foram apresentadas durante reunião

Entre as novidades do calendário estão a visita ao Chile, para o Workshop Blumar, além da criação da ‘Virada Recife Antigo’

Os projetos da Secretaria de Turismo do Recife (Setur) e as pesquisas realizadas com turistas e recifenses durante o Carnaval 2011 foram apresentadas, na manhã desta sexta-feira (29), durante a 10ª reunião do Conselho do Turismo do Recife (Conture), no Parque Dona Lindu. No local, o secretário de Turismo do Recife, André Campos, recebeu o Trade Turístico de Pernambuco e representantes da sociedade civil. Na ocasião, André Campos foi empossado como o novo presidente do Conture.

Durante a reunião, foi apresentado o calendário de promoção turística, que prevê a participação da Setur em feiras de turismo e visitas a agências e operadoras da Argentina, Portugal, Espanha e Estados Unidos. A novidade é a visita ao Chile, com a participação no Workshop Blumar. No calendário nacional estão previstas a participação no Pernambuco Bom para o seu Negócio, na BNTM, na MIT, no Salão do Turismo, no Workshop Trend, na Abav, no Centro Oeste Tour e no Festival de Turismo de Gramado. Também serão realizadas blitz turísticas nos mercados emissores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Distrito Federal e Goiás.

Outra novidade de promoção do destino é a criação de um jogo de tabuleiro com fotos e perguntas sobre o Recife, intitulado Game Show. Os agentes de viagem de todo o Brasil que mais venderem diárias para o Recife vão ganhar o jogo. O Game Show Recife te Quer foi premiado pelo Ministério do Turismo como a melhor ação de marketing do Brasil em 2010. Em novembro, a ação vai premiar o agente que mais conhece sobre a cidade com um carro zero quilômetro.

O secretário André Campos também citou uma nova ação que começa hoje no Bairro do Recife. O ‘Virada Recife Antigo’ conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, e vai trazer shows locais e nacionais para movimentar a Praça do Arsenal da Marinha com palco voltado para a Rua do Bom Jesus. Às sextas-feiras, haverá a noite de Jazz e Blues, aos sábados, é a vez do samba de raiz e no domingo, atrações para o público infantil, além da já tradicional Feirinha do Bom Jesus, que passará por um novo ordenamento e capacitação dos profissionais. “Iremos cuidar cada vez mais e melhor da cidade pra que ela se torne cada vez melhor para turistas e recifenses”, informa o secretário André Campos.

Na reunião do Conture também foram detalhadas as pesquisas sobre o perfil e satisfação dos visitantes, além da pesquisa sobre opinião dos turistas e moradores do Carnaval do Recife. De acordo com a pesquisa Harrop, 68% das pessoas que trabalharam durante o Carnaval disseram ter aumentado sua renda em 58% em relação ao ano anterior. Em média, em 2010, eles ganharam R$ 365,66, em 2011 o ganho passou para R$ 561,18. A pesquisa também mostrou que 76,9% dos turistas recifenses que não tinham comprado pacote turístico pós-Carnaval decidiram ficar por mais três dias (turista nacional) e mais quatro dias (turistas internacionais) na cidade.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Turismo de Pernambuco, Abrasel-PE, Abrajet, SHRBS, Singtur, Sebrae, Sindetur, Recife Convention Bureau, ABAV-PE, além de Secretarias da Prefeitura do Recife como Cultura, Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Comunicação, Finanças, Serviços Públicos, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Assistência Social, além de Gilberto Alves, vereador do Recife.