NOTÍCIAS

| 29.04.11 - 11h18

Prefeitura do Recife promove o Dia D contra a Gripe

Campanha promovida pela Secretaria de Saúde contará com o reforço de 71 postos volantes além das unidades da Rede Municipal

Por Tádzio Estevam

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (30), o Dia D de Vacinação Contra a Gripe. Na ocasião serão imunizados idosos com mais de 60 anos, gestantes e crianças com seis meses e menos de dois anos de idade. A abertura da mobilização acontecerá no Centro de Saúde Dr. Luiz Wilson (Rua Chã de Alegria, s/nº, Bomba do Hemetério), às 08h.

As atividades ocorrerão entre 8h e 17h e envolverão aproximadamente 180 unidades da Rede Municipal de Saúde como PSFs, policlínicas, unidades tradicionais, maternidades e hospitais pediátricos, além de 71 postos volantes instalados em locais como shopping centers, mercados públicos, escolas e terreiros de matrizes africanas.

Cerca de três mil pessoas trabalharão na campanha. O objetivo é vacinar contra a gripe um universo de 250 mil moradores da capital pernambucana. A campanha municipal teve início na última segunda-feira (25) e apresenta duas novidades em sua 13ª edição: a imunização contra três tipos de vírus Influenza – incluindo o A(H1N1) e o público alvo.

Até o ano passado, os critérios para o recebimento variavam segundo fatores como faixa etária. Este ano, também receberão a vacina profissionais que exerçam atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, atendimento ou investigação de casos de infecção respiratória.

De acordo com o secretário de Saúde do Município, Gustavo Couto, um dos principais objetivos da campanha é reduzir a morbimortalidade, mais recorrente nas pessoas que integram o perfil escolhido para receber a vacina. “Além disso, a campanha também se propõe a diminuir as internações causadas pela gripe. Por isso, o grande foco da ação está em populações mais suscetíveis a complicações da doença. Nossa meta é, até o dia 13 de maio, atingir, pelo menos, 80% desse público”, apontou.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Elizabeth Azoubel, o produto não deverá ser administrado a pessoas com gripe e febre, alérgicas a ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave à vacina, como choque anafilático. As crianças deverão receber uma segunda dose 30 dias após a primeira.

Outra ação que irá reforçar a campanha será encabeçada pela Política de Atenção à Saúde da População Negra, da Secretaria de Saúde do Recife. Doze terreiros de matrizes africanas (Candomblé) abrirão suas portas e funcionarão como postos volantes de vacinação. Os centros espíritas, distribuídos nos seis distritos sanitários da Cidade, também funcionarão no mesmo horário dos postos e atenderão ao público tanto interno quanto externo, uma vez que esses locais são segmentos religiosos que agregam muito valor nas comunidades em que atuam e concentram um número considerável de adeptos.

Benefício - A imunização reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados, diminuindo ainda as mortes hospitalares por pneumonia e gripe e as relacionadas às outras doenças respiratórias. Atualmente, a vacina contra a Influenza é a arma mais eficaz contra a enfermidade e, por isso, a campanha também serve como um alerta para que a sociedade procure o serviço municipal de saúde para receber as doses.

Quem tiver dúvidas a respeito da vacinação deve ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde, no telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. A ligação é gratuita.

Confira, aqui, a relação dos postos volantes: