NOTÍCIAS

| 29.04.12 - 16h09

Exames de mamografia gratuitos foram oferecidos às mulheres da Vila da Imbiribeira

Para a realização dos exames esteve no local um caminhão móvel chamado de mamógrafo itinerante para atender as 80 mulheres

Por Tádzio Estevam

[caption id="attachment_17406" align="alignleft" width="334" caption="O mamógrafo itinerante esteve no local e atendeu 80 mulheres. Foto: Lú Streithorst"][/caption]

A Secretaria de Saúde do Recife realizou neste sábado (28) exames de mamografia para as mulheres da comunidade da Vila da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. A iniciativa teve como objetivo acelerar a realização de um exame muito importante que previne o câncer de mama, responsável por elevar os índices de morte na população feminina não só na Capital como em todo o País.

Para a realização dos exames esteve no local um caminhão móvel chamado de mamógrafo itinerante para atender as 80 mulheres cujos exames já estavam marcados desde o início da semana. "Esta é a primeira vez que realizo este exame. há mais ou menos um mês que venho me queixando de dores na mama e percebendo alguns nódulos. Ao vir no posto fui informada que hoje seríamos beneficiadas com a mamografia. Marcaram o meu exame para hoje e aqui estou. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa", festejou a dona de casa Lilian Dantas Chaves, moradora da comunidade.

Além dos exames, também foram oferecidos outros serviços como prevenção do câncer do colo do útero e palestras educativas. Após o atendimento, o resultado do exame sairá em até uma semana. A partir do diagnóstico, as mulheres que apresentarem alguma anormalidade serão encaminhadas para as três unidades de referência na rede municipal (Policlínicas Professor Bandeira Filho e Arnaldo Marques; Ambulatório Especializado em Saúde da Mulher), além do hospital Maria Lucinda para os exames mais específicos. Os casos que precisarem realizar punção para biópsia serão levados para o hospital Maria Lucinda – também conveniado à rede -, localizado no bairro do Parnamirim. Com o resultado em mãos e positivos para a doença, as usuárias serão encaminhadas para a rede estadual de referência contemplada pelos hospitais Oswaldo Cruz, Imip, Barão de Lucena, das Clínicas e do Câncer.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estão sendo esperados 2.190 novos casos da doença em Pernambuco. Desse total, 25% (680) somente no Recife. Fatores como a morosidade no atendimento e no tratamento precoce podem contribuir para que as estatísticas aumentem a cada ano. Por isso, a iniciativa da secretaria em oferecer este novo serviço é exatamente acelerar o diagnóstico precoce do câncer de mama na população e, com isso, melhorar a possibilidade de cura nas mulheres do Município.