Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.04.16 - 10h41

Estudantes participam de oficina sobre educação no trânsito

img_alt

São utilizados jogos de tabuleiro e dinâmicas que simulam o trânsito para que os alunos aprendam a atravessar a rua com segurança, a respeitar semáforos e a identificar as placas (Foto: Cortesia)

 

Estudantes da Escola Municipal Emídio Dantas Barreto estão participando, todas as segundas-feiras, de uma oficina sobre educação no trânsito. Durante os encontros, os alunos participam de atividades que utilizam jogos de tabuleiro e dinâmicas que simulam o trânsito. Eles aprendem a atravessar a rua com segurança, a respeitar semáforos e a identificar as placas de sinalização. O objetivo é fazer com que os alunos se locomovam pela cidade com atenção, respeito e gentileza.

A oficina, que teve início no fim de março e vai até o final de maio, totalizando dez encontros de duas horas cada, acontece no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Boa Vista, onde funcionam duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, localizada em Santo Amaro. Os estudantes ficam imersos, em horário integral, no ambiente tecnológico do Cetec, como parte de um projeto piloto chamado “Espaço de Inovação em Tecnologia da Educação”. Os cerca de 50 alunos têm o currículo escolar regular integrado ao currículo complementar, que inclui também oficinas tecnológicas de robótica, de linguagem computacional, cinema, comunicação, entre outros assuntos.

O chefe de Educação para o Trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Francisco Irineu Castro, é o responsável pelo projeto. Durante as aulas, ele promove debates, exposições e vivências relacionadas à cidade e à importância de transitar com segurança. "Trabalhamos o tema trânsito de forma transversal, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo das crianças”, diz Irineu, que é professor concursado da rede municipal.

Segundo a professora Luiza Albuquerque, os assuntos trabalhados durante a oficina também são levados para as aulas regulares. “Estamos trabalhando o meio ambiente e o trânsito é um dos assuntos da temática. Tanto na oficina quanto nas aulas, os estudantes estão pesquisando e produzindo textos sobre poluição. Também queremos que os alunos entendam que o respeito à vida é o mais importante no trânsito”, disse Luiza.

A aluna Maria Luiza da Silva , 9 anos, aprendeu que os acidentes podem ser evitados com pequenas atitudes. “Os pedestres precisam atravessar na faixa e os motoristas não podem dirigir em alta velocidade, nem bêbados. A aula é muito boa porque ensina como pedestres e motoristas devem respeitar as regras do trânsito”, conta a garota.