NOTÍCIAS

Cultura | 29.05.15 - 15h16

Mostra Fuoridilingua reúne artistas brasileiros e italianos no Museu da Cidade do Recife

img_alt

Estréia do projeto é na capital pernambucana, que segue para a Itália em setembro. (Foto: Vania Coutinho / Divulgação)


O Recife será a primeira cidade do País a receber a mostra “Fuoridilingua – Estirandolingua Itália/Brasil”, que ficará em cartaz entre os dias 2 e 16 de junho, no Museu da Cidade do Recife. A exposição nasceu em Milão como uma provocação de um grupo de artistas italianos que reinterpretou a famosa logomarca “Lábios e Língua”, idealizada por John Pasche nos anos 1970 para a banda musical Rolling Stones. E agora, artistas brasileiros se juntam à proposta, criando a primeira edição do Intercâmbio Cultural Brasil Itália. A abertura da mostra será às 19h, no dia 2 de junho. O Museu da Cidade fica no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, e é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

A exposição é organizada pela Associação Ponte Degli Artist de Milão em parceria com a responsável da Ponte dos Artistas Recife-Brasil, a brasileira Eugênia Harten, com o apoio do Museu da Cidade. Fuoridilingua Itália/Brasil conta com 62 artistas, sendo 31 italianos e 31 brasileiros, selecionados por um júri internacional. Entre os brasileiros participantes, muitos são pernambucanos como Daniel Dobbin, Alex Freire, Emerson Pontes, Clayton Valons, Jáder Cysneiros, Jéssica Martins, Marcelo Júlio, Silvana Lucena, Sílvio Hansen e Eudes Mota.

Talvez pelo fato de ser universalmente reconhecida pela irreverência, as releituras da mais famosa língua do rock, influenciadas pelas identidades culturais dos artistas participantes, resultaram em trabalhos criativos e distintos. Das figuras mais conhecidas como Albert Einstein e o próprio Mick Jagger, aos mais populares como língua de sapo e língua afiada, estão presentes na mostra.

Uma seleção de músicas da Rolling Stones compõem a trilha sonora da exposição, assinada pelo jornalista André Ribeiro, de Porto Alegre, que há 34 anos acompanha a banda e apresenta o programa de podcast “Only Rolling Stones”, transmitido pela www.radioeletrica.com. Além das músicas, os visitantes da mostra poderão ouvir a entrevista especial com a organizadora Eugênia Harten sobre a proposta daFuoridilingua.

A abertura da mostra, no dia 2 de junho, contará com a performance inédita do artista brasileiro Daniel Santiago, intitulada “Desenhando Simultaneamente com os dois lados do Cérebro”. “Vou desenhar usando as duas mãos simultaneamente, de uma só vez, o que a mão direita faz, a mão esquerda faz também, um desenho simétrico. Cientificamente é dito que quando se usa a mão direita, é o lado esquerdo do cérebro quem trabalha. E vice-versa. Será uma brincadeira divertida”, afirma Daniel Santiago, que já realizou apresentações em todo Brasil e no exterior.

INTERCÂMBIO - Na Itália, a exposição Fuoridilingua 2015 está prevista para entrar em cartaz em setembro deste ano, dentro da programação dos eventos artísticos desenvolvidos durante a Expo Milano 2015 ligados ao rock.

JÚRI INTERNACIONAL – O júri que realizou a seleção dos trabalhos é composto por críticos e especialistas em arte, entre os quais, o curador da 54ª Bienal de Arte de Veneza (Italia), Giorgio Grasso; a co-gestora do Espaço Fonte - Centro de Investigação em Arte Contemporânea (Brasil), Rosa Pandolfi; e a crítica de arte Mattea Micello (Itália), entre outros.

SERVIÇO
Fuoridilingua – Estirandolingua Itália/Brasil
Quando: Abertura dia 2 de junho
Horário: 19h
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Período da mostra: de 2 a 16 de junho
Horário de visitação: terça à sábado, das 9h às 17h.
Entrada Franca