NOTÍCIAS

Juventude | 29.05.15 - 14h52

Prefeito: “Manter o emprego do povo do Recife é prioridade para nossa gestão”

img_alt

Prefeito inaugurou a Agência do Emprego de Casa Amarela, que oferece encaminhamento para vagas, entrada no seguro-desemprego e qualificação profissional. (Foto: Andrea Rêgo Barros/ PCR

A população do Recife recebeu na manhã desta sexta-feira (29) mais um local para buscar oportunidades de emprego, qualificação profissional e outras questões ligadas à área de empregabilidade. A Agência de Emprego de Casa Amarela foi requalificada e já está funcionando. O prefeito Geraldo Julio participou da entrega da unidade, acompanhou de perto o trabalho que é desenvolvido no local e realizou a entrega simbólica da primeira Carteira de Trabalho digital, serviço novo oferecido na unidade. Agora são quatro agências da Prefeitura do Recife à disposição da população, sendo essa a segunda inaugurada esse ano.

A agência oferece serviços como cadastro no sistema público de emprego, encaminhamento para o mercado de trabalho e entrada no seguro-desemprego. Com a requalificação, também foram implantadas duas novidades: a emissão da Carteira de Trabalho digital e a orientação sobre entrevistas de trabalho e elaboração de currículos. O local deverá atender moradores da RPA-3, como os de Casa Amarela, Macaxeira, Tamarineira, Morro da Conceição, entre outros.

“Em um ano como este, com a dificuldade da economia no Brasil, manter o emprego é fundamental. E a Prefeitura do Recife está fazendo a sua parte".

“Em um ano como este, com a dificuldade da economia no Brasil, manter o emprego é fundamental. E a Prefeitura do Recife está fazendo a sua parte. Esta é a segunda agência do emprego que abrimos este ano. É uma unidade que está preparada para fazer o acolhimento do trabalhador e da trabalhadora, com orientação e qualificação profissional, e o endereçamento para uma vaga de trabalho”, explicou Geraldo. “Manter o emprego do povo do Recife é prioridade para nossa gestão”, continuou.

O posto de atendimento é ligado à Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Visando melhorar a estrutura e ampliar os serviços, foram realizadas uma série de ações na agência como reforma estrutural, aquisição de novos equipamentos e mobiliário, compra de maquinário para emissão da carteira de trabalho, treinamento de pessoal e implantação de um link de internet, que deu mais agilidade aos processos, permitindo o atendimento de 150 pessoas por dia. O posto foi fechado em março de 2013 para que fossem feitas as reformas necessárias.

O vigilante Osvaldo Ferreira de Souza, morador de Casa Amarela, foi um dos primeiros a serem atendidos no posto. Ele comemorou a iniciativa pelo fato de poder resolver tudo em um mesmo local. “Minha carteira estava cheia e o departamento pessoal da empresa que eu trabalho disse que não tinha mais espaço para colocar as anotações salariais e férias. Eu já tinha dado entrada e vim receber hoje. Tive a honra de receber das mãos do prefeito”, disse.

Junto com a inauguração do posto de Casa Amarela, a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife também entregou as primeiras carteiras de trabalho emitidas já no modelo digital. Esse era um serviço que a Prefeitura do Recife deixou de realizar em 2011. Para retomá-lo, foi necessária a compra de novos equipamentos e capacitação do pessoal. Isso porque, no início deste ano, o Ministério do Trabalho implantou o novo modelo de documento que conta com um código de barra. O secretário Jayme Asfora lembrou a importância de se oferecer este serviço.

“Nós já estamos emitindo mais carteiras de trabalho que o Governo do Estado. Com a inauguração deste posto e toda a divulgação que será feita, esse número vai subir mais ainda. Com esta modernização da carteira, o trabalhador poderá ter acesso a várias informações, como a conta do FGTS, a situação do abono salarial e todo o histórico como trabalhador”, lembrou Asfora.

Para emitir a 1ª via da nova carteira de trabalho é preciso apresentar RG (não serve habilitação), comprovante de residência e título de eleitor (não obrigatório). O documento fica pronto em 15 dias úteis e deve ser retirado no posto no qual foi solicitado. A Agência da Avenida Rio Branco também realiza a emissão da carteira e já realizou 48 mil atendimentos em um ano. Atualmente, a Prefeitura do Recife mantém quatro agências de emprego: Casa Amarela, Madalena (Agência Universitária em convênio com a Facipe), Afogados e Rio Branco (Recife Antigo).