Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 29.05.17 - 11h47

Olimpíadas Especiais movimenta Compaz Ariano Suassuana

img_alt

Evento contou com 80 atletas, de seis instituições. Competições foram em três modalidades: Atletismo, Futebol e Natação (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

O Compaz Escritor Ariano Suassuna sediou no sábado (27) as Olimpíadas Especiais: Torneio de Atletismo, Futebol e Natação. O evento foi uma parceria com a Special Olympics Brasil, a Uninassau e contou com a participação de 80 atletas, todos pessoas com deficiência, de seis instituições, incluindo a delegação do Compaz. Participaram das competições a APABB (Associaçao de Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil), a AAPPD (Associação Atlética de Pessoas Portadoras de Deficiência, a AASD (Associação Atlética Santos Dumont), o Geraldão -com dois atletas da UPE- e a Fundação Pestalozzi. O evento teve tocha e pira olímpica e contou com a participação da Secretária Executiva de Esportes do Recife e medalhista olímpica, Yane Marques.

O Compaz foi representado por 15 atletas nas competições, tendo conquistado as seguintes classificações: 3º e 2º lugares na Natação e 3ª no Futebol. "A causa é muito nobre. Quando você faz políticas públicas de acessibilidade para que pessoas com deficiência possam desfrutar da cidade que tanto queremos: mais justa, mais humana, os resultados aparecem. Essa parceria é de fundamental importância porque o setor público sozinho não vai responder às demandas que têm na sociedade, que hoje são muitas. Aproveito para convocar outras entidades para que possamos fazer mais parcerias com o Compaz. Estamos abertos", ressaltou o Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

“É uma realização ver e participar de um evento como esse. Além de culminar com a nossa prática de uma gestão de inclusão. Temos os Jogos Escolares, os Jogos Paralímpicos. Todos, inclusive, com o mesmo olhar para todo mundo. Para mim, isso é natural. Eu acho até estranho quando as pessoas encaram com alguma diferença, porque, pra mim, enquanto atleta, é tudo a mesma coisa: cada um dentro das suas limitações, fazendo o seu melhor. É isso que essa olimpíada está trazendo. Fico feliz com mais essa oportunidade. As pessoas com deficiência também têm um propósito, também treinam, também se divertem, também vivem e merecem ser felizes”, enfatizou a Secretária Executiva de Esportes, Yane Marques.

Ana Paula Soares, Diretora Executiva da Fundação Special Olympics Brasil, explicou que esse movimento social é mundial para pessoas com deficiência intelectual. “A Uninassau é parceira na parte técnica: professores e árbitros. Todos voluntários. Os professores tiveram capacitação nas modalidades do evento, para poderem treinar os atletas dentro da nossa metodologia, para que eles pudessem competir”, disse Ana Paula. “Fiquei impressionada com o Compaz, com o espaço. Muito bom. Além disso, ver as carinhas de expectativa e alegria dos participantes é empolgante”, finalizou.

Os atletas estavam bem entusiasmados. Davi Feijó, 23 anos, era puro sorriso  enquanto aguardava o desfile dos atletas.“Estou feliz. É bom estar aqui”, falou o participante da delegação da APABB. Já Eliseu José da Silva, atleta do futebol, estava confiante. “Vou fazer uns cinco gols”, apostou o atacante da Fundação Pestalozzi, que participa de competições desde 2006.  

A Olimpíadas Especiais é um movimento global sem fins econômicos, que por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam. O movimento é centrado no atleta, focado na família e conduzido por voluntários.