Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 29.05.17 - 11h18

Prefeitura do Recife participa de formatura de alunos em cursos do Pronatec

img_alt

Os estudantes foram acompanhados pela equipe do Acessuas Trabalho Recife, que tem o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Cerca de 200 alunos do Recife participaram, na última quinta-feira (26), da formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos. Desde antes da realização dos cursos, os participantes foram acompanhados pela equipe do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, que, entre outras atribuições, é um dos responsáveis por executar o Pronatec na capital pernambucana. Através de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional, o Acessuas Trabalho objetiva ampliar as oportunidades de emprego das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como forma de buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social.

Presente na cerimônia de formatura, a secretária-executiva de Assistência Social da Prefeitura do Recife, Geruza Felizardo, explicou que o público prioritário dos cursos são as pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam preferencialmente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – sistema do Governo Federal que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. “As assistentes sociais que trabalham no Acessuas Recife fazem a interlocução entre as instituições parceiras que oferecem os cursos e os alunos. A equipe acompanha os estudantes durante todo o percurso, desde a articulação e mobilização até o monitoramento da frequência nas aulas e a inserção no mundo de trabalho”.

Os estudantes formados na última quinta fizeram cursos de auxiliar técnico, com duração de 160 a 240 horas/aula, nas áreas de agente de informações turísticas, assistente de controle de qualidade, atendente de lanchonete, cerimonialista, organizador de eventos, espanhol básico, inglês básico, garçom, pizzaiolo e recepcionista em serviços de saúde. A assessora de cerimonial da UFRPE, Simone Gomes, foi professora do curso de cerimonial do Pronatec pela terceira vez. “Nos sete módulos, dei aula sobre qualidade no atendimento ao público, marketing, planejamento de eventos, entre outros pontos. Foi mais uma experiência maravilhosa. Não tenho dúvida de que toda a turma está preparada para entrar no mercado de trabalho”, garantiu a cerimonialista.

Uma das alunas de Simone foi Jailma de Melo, de 38 anos. Ela foi a responsável por fazer um discurso como representante de todos os estudantes na cerimônia de formatura. Jailma é professora, formada em pedagogia, mas resolveu fazer o curso do Pronatec para se tornar assessora de eventos e ter mais uma possibilidade de trabalho. “Quando eu organizava eventos nas escolas em que ensinei, fazia várias coisas achando que estava certa, mas no curso vi que não é bem como eu pensava. Com as aulas que tive, me sinto muito mais segura para fazer eventos. Depois que concluí o curso, já fui chamada para trabalhar em um casamento, uma formatura e uma festa de 15 anos”, contou Jailma, entusiasmada.

Os cursos foram realizados com apoio de entidades parcerias do Acessuas Trabalho Recife, como o Centro Social Dom João Costa (unidades do Alto José do Pinho e da Vila Santa Luzia); Núcleo de Assistência Social Cristã Emanuel (Nasce), em Boa Viagem; Lar Fabiano de Cristo, na Várzea, e Centro de Ensino Popular e Assistência Social do Recife Santa Paula Frassinetti, na Torre.

BALANÇO A Prefeitura do Recife aderiu ao Acessuas Trabalho em abril de 2016. Neste primeiro ano de execução do programa na capital pernambucana, 7.253 pessoas foram mobilizadas (procuraram o Acessuas espontaneamente ou foram encaminhadas) e, desse total, 2.357 se encaixaram no perfil do programa e foram registradas no Cadastro de Inclusão Produtiva (CIP). Ao todo 829 usuários se inscreveram no sistema de matrícula do Pronatec e 528 deles concluíram os cursos (os demais ainda estão em aula). Outros 904 usuários foram encaminhados para cursos diferentes do Pronatec. Neste primeiro ano do Acessuas Trabalho Recife, 36 usuários foram inseridos no mercado de trabalho formal, sobretudo como jovem aprendiz.