NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.11 - 19h04

Bolsa Escola Municipal beneficia mais 84 famílias do Recife

Pais e responsáveis participaram de uma reunião nesta quarta-feira (29) para receberem orientações sobre o programa

Por Mauro Rossiter

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL), realizou uma reunião, nesta quarta-feira (29), com pais e responsáveis pelos alunos que serão beneficiados pelo Programa Bolsa Escola Municipal. O encontro aconteceu no Auditório Capiba, situado no 15º anda do edifício-sede da PCR, com os representantes das 84 novas famílias incluídas no programa.

Durante o evento, os participantes puderam saber detalhes e receber orientações sobre o Bolsa Escola Municipal. A idade dos estudantes entre 06 e 15 anos incompletos e o valor da bolsa (de meio salário mínimo para um filho matriculado na rede municipal de ensino, e de um salário para duas ou mais crianças na escola) foram alguns dos assuntos abordados para explicar os critérios exigidos para a inclusão no programa.

Fazemos essa reunião de boas vindas, aproveitando para explicar como os pais devem proceder para a permanência no programa. Eles já foram visitados, trouxeram os documentos necessários e abriram conta no banco. A partir daí a gente explica que o benefício é pago por um ano, podendo ser prorrogado por igual período, e que os alunos só podem ter duas faltas no mês, caso contrário, o pagamento fica bloqueado”, afirmou a diretora de Apoio Social à Educação da SEEL, Tereza Sato, que também coordena o programa.

A coordenadora ressaltou ainda a importância da participação dos pais no dia a dia escolar dos filhos. “É importante que os pais verifiquem o comportamento e a assiduidade de seus filhos na escola, cumprindo com as obrigações necessárias para o recebimento da bolsa. O desempenho do aluno na escola cresce quando a mãe o acompanha diariamente. Chegar à universidade não é impossível e a oportunidade está aí”, concluiu.

Cleonice do Nascimento tem um filho de 11 anos e vai receber o benefício pela primeira vez. “É uma coisa muito boa. Meu filho estuda na Escola Municipal Sítio do Céu, em Santo Amaro, e esse auxílio vai ajudar nos nossos gastos e também nas condições de estudo do meu menino”, afirmou.

Novos beneficiados - A solenidade marca uma nova expansão no quadro dos beneficiados pelo programa, que vem atendendo às famílias desde 2001. Em 2009, a Prefeitura do Recife atendeu 10.803 alunos. Em 2010, foram aprovados 10.126 estudantes no programa e até maio deste ano, já foram atendidos 10.320 alunos da rede. Agora, estão sendo efetivadas mais 84 famílias favorecidas pela iniciativa.