NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.11 - 12h15

Caminhão da Operação Tapa-Buracos está nas ruas de Boa Viagem

Com um sistema inovador e simples, o veículo recupera o asfalto em poucos minutos

A rua Dr. Luiz Correia de Oliveira, em Boa Viagem, foi uma das vias beneficiadas pelos serviços do caminhão Eco, na manhã desta quarta-feira (29). O veículo traz um sistema inovador para as ruas da Cidade e é o mais novo aparelho utilizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), na Operação Tapa-Buracos.

Seu uso é simples: a área a ser trabalhada é limpa, aplica-se uma camada de piche, outra com pedras e, novamente, o material derivado do petróleo. Depois, basta passar a máquina compactadora e, em menos de 7 minutos, tem-se o fim de um buraco, que causava transtornos em alguma via da Cidade. “É rápido, eficiente, não atrapalha o trânsito e atende às necessidades da população”, disse o motorista e operador do equipamento, Régis Nogueira. Segundo ele, as áreas requalificadas apresentam uma durabilidade que pode chegar a até 3 anos.

Ao contrário do sistema convencional, mesmo em um dia nublado ou de pouca chuva, é possível reparar ruas e avenidas, desde que os locais a serem trabalhados apresentem uma condição necessária. “É preciso que as pessoas não coloquem areia, tijolos ou qualquer outro material no lugar do asfalto. Caso esse tipo de situação aconteça, o serviço não pode ser feito, porque não oferece uma boa base para a fixação do material”, explica Nogueira. Nesses casos a Emlurb é informada e outra equipe efetua a limpeza do buraco e – posteriormente – o caminhão executa os reparos necessários.

Desde que o caminhão chegou aqui na rua eu estou observando e gostando do que estou vendo. É um avanço muito grande fazer um serviço desses somente com um caminhão e duas pessoas. Depois das chuvas sempre vinham os buracos, mas agora esse problema acabou”, disse Fábio de Carvalho, motorista de uma empresa situada naquela rua.