Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 29.06.16 - 12h23

Compaz Sem Fronteiras leva cursos de idiomas ao Alto Santa Terezinha

img_alt

Prefeito Geraldo Julio acompanhou o início do projeto, que oferece aulas de inglês e espanhol no equipamento (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Jovens de oito escolas municipais e  estaduais, além do público geral inscrito no Compaz Governador Eduardo Campos passam a ter acesso ao aprendizado de uma nova língua. É o projeto Compaz Sem Fronteiras que está oferecendo cursos de inglês e espanhol a 320 pessoas. A aula inaugural, de espanhol, contou com a presença do prefeito Geraldo Julio, que prestigiou alunos de escolas publicas da região. A parceria para as aulas foi entre a Secretaria de Segurança Urbana do Recife e o Instituto Miguel de Cervantes para o espanhol e o English Learning Center (ELC) para inglês.

Para o prefeito Geraldo Julio, um dos principais focos do Compaz é contribuir na formação cidadã da população. “É uma transformação enorme para a vida dessas crianças, que vão levar esse conhecimento para a vida toda. Muitas pessoas, como eu, não tiveram essa oportunidade, com esta idade, de fazer um curso de línguas com instituições tão importantes como estas”, explicou Geraldo. “Essa parceria mostra também a flexibilidade que o Compaz tem. Tudo que pode ser oferecido à população, o Compaz está pronto para oferecer. Esse projeto tem ‘cara’ de Compaz e ‘cara’ de cidadania”, acrescentou. 

As aulas de Espanhol serão ministradas por professores do Instituto Cervantes e acontecem às quartas e sextas-feiras ,das 8h às 20h. Dez turmas foram formadas com 160 alunos ao total. Os adultos vão fazer no horário da noite, das 19h às 20h, ou aos sábados, das 10h às 12h. As aulas de Inglês começam no próximo sábado (2) e serão oferecidas pelo ELC (English Learning Center). As duas línguas estrangeiras vão ser ensinadas a um total de 320 pessoas, entre crianças e adultos.

Os alunos das escolas das redes Municipal e Estadual que ficam próximas ao Compaz do Alto Santa Terezinha e tiveram as melhores notas, ganharam como prêmio um dos cursos de idioma. Oito unidades de ensino foram contempladas. As municipais são: Alto do Pascoal, São João Batista, Novo Horizonte, Antônio Tibúrcio e Alto Santa Terezinha. Já as estaduais são Rotary Alto do Pascoal, Rosa Magalhães e Gabriela Mistral.

“Isso é importante para o futuro dela. Ela ficou muito empolgada quando soube que tinha sido selecionada para ter essas aulas de espanhol. Mais tarde, quando ela estiver perto de conseguir emprego, vai ser um diferencial. Sempre quando aparece um curso como este é importante para as crianças e adolescentes no futuro”, contou Cláudia Vandir, moradora de Água Fria, mãe de uma menina de nove anos que estuda em uma escola da rede municipal.

“Esses cursos de línguas que o Compaz está oferecendo aqui no Alto Santa Terezinha é uma quebra de paradigma. É a oferta de um serviço de qualidade, com instituições renomadas, para as pessoas que mais necessitam. Essas instituições oferecem o melhor em suas áreas e, com certeza, as crianças de hoje, na fase adulta, vão ter uma grande qualificação em línguas estrangeiras e vão poder competir de igual para igual no mercado de trabalho”, comemorou o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti.

COMPAZ - O Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, foi inaugurado em março deste ano. Com três meses de funcionamento, o equipamento recebe cerca de 2.000 pessoas nas suas atividades regulares. A Biblioteca Afrânio Godoy possui acervo de aproximadamente 12 mil livros e todos os dias 250 pessoas aproveitam o espaço.

Além das aulas de Espanhol e Inglês, no Compaz Sem Fronteiras, e da Biblioteca Afrânio Godoy, o Compaz oferece diversas atividades eserviços à população. São elas Procon, Mediação Consumerista, Mediação de Conflitos, Sala do Empreendedor, Atenção às mulheres, Atenção às pessoas idosas, Atendimento psicológico e Emprego e renda nos bairros. Entre as atividades esportivas tem Ginástica, Dança Popular, Futebol de Campo e Futsal. No Dojô, espaço das Artes Marciais, são oferecidos Jiu Jitsu, Judô, Taekwondo, Aikido, Luta Olímpica, Submission e Capoeira. E para quem gosta de uma atividade mais tranquila, as opções de Práticas Integrativas são Tai chi chuan, Ioga, Biodança e Meditação.