Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 29.06.17 - 20h24

PCR lança vídeo de prevenção às drogas e apresenta o Sistema Mais na Câmara de Vereadores

img_alt

Animação de 30 segundos será disponibilizada para veiculação em todos os cinemas do município (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, lançou, nesta quinta-feira (29), na Câmara de Vereadores do Recife, um vídeo de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas para ser exibido nos cinemas do Recife. A iniciativa é um incentivo ao cumprimento da lei nº 18.139/2015, que exige que cinemas e teatros exibam anúncios de prevenção às drogas.
 
A animação de 30 segundos traz a temática da autonomia em relação ao uso de drogas, tendo como conceito a frase “Se te domina, não é escolha”. O vídeo será disponibilizado para todos os cinemas da cidade para ser veiculado antes das programações e também pode ser acessado no canal no YouTube da Prefeitura do Recife através do link https://goo.gl/Z3hVef. O lançamento faz parte da programação da I Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, que começou no último sábado (24) e se encerra nesta sexta-feira (30), com o Fórum de Gestores Brasileiros de Políticas Públicas sobre Drogas..
 
Esta não é a primeira vez que o Recife usa os cinemas para prevenir o uso e abuso de drogas. Em 2014, a Prefeitura do Recife lançou, através da Secretaria de Segurança Urbana, uma campanha de prevenção ao uso de crack. Foi firmada uma parceria com a rede de cinemas UCI para ampliar o alcance dos filmes produzidos por cineastas pernambucanos com mensagens de prevenção ao uso da droga. Os vídeos foram veiculados gratuitamente em todas as emissoras de TV de Pernambuco e em nove salas de cinema do Recife. 
 
A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, destacou a necessidade de integrar os diversos serviços para atender as demandas dos usuários. "O Recife, assim como o Brasil como um todo, tem o grande desafio de trabalhar mais a prevenção na perspectiva da política de drogas. Existem várias estratégias que podem ser trabalhadas de forma integrada, cada um executando o seu papel e respeitando as diversas linhas de atuação", destacou Ana Rita.
 
O representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes no Brasil (UNODC), Francisco Cordeiro, também destacou a necessidade de ouvir as diferentesopiniões e drespeitar os direitos humanos e as evidências científicas. "A nossa discussão com a Prefeitura do Recife tem sido pautada em pesquisas e resultados de casos que deram certo. Hoje, para fazer políticas públicas, temos que nos basear em resultados que sejam fruto de pesquisas que respeitem os direitos humanos e que escutem o que as pessoas têm a dizer", destacou Francisco Cordeiro.
 
SISTEMA MAIS  Durante a solenidade na Câmara Municipal, o secretário-executivo de Políticas sobre Drogas do Recife, André Sena, apresentou novamente o Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, lançado na última terça-feira (27), durante o I Congresso Internacional de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas. O foco é a prevenção ao uso e abuso de drogas, o cuidado com os usuários e a inserção social deles. 
 
De acordo com André Sena, a palavra MAIS destaca os pilares de atuação do sistema, sendo o M de Mobilização (prevenção), A de Acolhimento (cuidado), I de Integração (inserção social) e S de Sistematização (pesquisas sobre o assunto). "O Sistema Mais é um conjunto integrado de programas para políticas de drogas do Recife. Acreditamos em um olhar diferenciado para o indivíduo, de forma humanizada e singularizada", explicou o secretário.