Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.06.18 - 18h18

Secretaria de Saúde do Recife abre inscrições para Curso de Formação em Práticas Integrativas

São oferecidas 280 vagas para profissionais do Distrito Sanitário III.

Até o próximo dia 9 de julho, profissionais que atuam em unidades de saúde do Distrito Sanitário III da Prefeitura do Recife poderão se inscrever no Curso de Formação em Práticas Integrativas. São oferecidas 280 vagas para 11 cursos diferentes, com o objetivo de multiplicar as terapêuticas na rede de saúde. As inscrições podem ser feitas neste link - https://goo.gl/forms/qORmUCmvCRXIWwpG3.

As vagas ofertadas são destinadas para os profissionais da Atenção Básica e de Saúde Mental. Na hora da inscrição, os participantes devem escolher por ordem de prioridade até cinco cursos: Alimentação Integral, Automassagem, Dança Circular, Lian Gong, Meditação, Movimentos Bioenergéticos, Oficina do Brincar, Shantala, Terapias Externas Antroposóficas, Uso Racional de Plantas Medicinais e Zu Yen Su. As aulas começarão em agosto.

Práticas Integrativas e Complementares (PICs) – As práticas integrativas e complementares são sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos que envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. A proposta é garantir o autocuidado, o bem-estar e a longevidade do paciente através da medicina complementar - acupuntura, reiki, biodança, arteterapia entre outras.

No Recife, a Política de Práticas Integrativas e Complementares possui duas unidades de cuidados integrais em saúde: Professor Guilherme Abath, na Encruzilhada; e o Serviço Integrado de Saúde (SIS), Engenho do Meio. O acesso aos serviços ocorre por demanda espontânea, procura direta dos usuários ao serviço, ou encaminhamento de profissionais de saúde. Nessas unidades, atuam fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes social, nutricionistas, farmacêuticos, ed. físicos, biomédicos, cirurgiões-dentistas e terapeutas ocupacionais.