Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 29.07.16 - 10h27

Operação Volta às Aulas da CTTU começa nesta segunda-feira (1º)

Quarenta e dois agentes de trânsito vão reforçar a fiscalização nos principais corredores do Recife

 

A Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai dar início a mais uma operação de Volta às Aulas. Na segunda-feira (1º), os corredores viários que dão acesso às escolas vão receber equipes de agentes de trânsito para reforço da fiscalização durante a primeira semana de agosto. No total, a operação vai contar com o apoio de 42 agentes de trânsito. 

Entre as vias que serão beneficiadas com a ação, estão os corredores das ruas Dom Bosco, Paissandu, Belmonte, Padre Bernardino Pessoa, Professor Eduardo Wanderley Filho e Avenida Rui Barbosa. De acordo com Agostinho Maia, Gerente Geral de Trânsito, a fiscalização promove mais fluidez nas vias. "É importante que a fiscalização seja realizada de forma mais intensa para evitar o cometimento de infrações e, assim, permitir que as ruas e avenidas estejam livres para a circulação das pessoas", explica Agostinho.

Com o retorno às aulas das escolas do Recife, a frota de veículos nas ruas da cidade tem um aumento médio de 20 a 25%. Esse dado foi obtido através das contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Considerando a estimativa da frota circulante na cidade, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana e que chega a 1,2 milhão, no período de férias escolares existe uma redução média de 250 mil automóveis.

FISCALIZAÇÃO - Com a volta às aulas, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada e funcionará de maneira rigorosa. Os pais devem ficar atentos à sinalização e às regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla ou em faixa de pedestre são consideradas infrações graves, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.