NOTÍCIAS

Saúde | 29.08.15 - 15h59

Recife é o primeiro município brasileiro a lançar cartilha em braille sobre saúde da criança

Pais com deficiência visual passam a contar, nas unidades de Saúde da Família do Recife, com informações em braille sobre a saúde da criança. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, com a primeira dama, Cristina Melo, lançou na tarde desta sexta-feira, no Instituto de Cegos de Pernambuco, a primeira cartilha do gênero no país, contendo orientações sobre os cuidados da saúde infantil. Jailson apresentou a publicação, que inicialmente ficará disponível para consulta em 146 Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde da capital. O lançamento ocorreu na abertura do Seminário sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei Brasileira de Inclusão, dentro da programação da 14ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, cujo tema é “Viva a Diferença”. 

O secretário de Saúde do Recife falou que a inclusão da pessoa com deficiência ainda é um desafio para a sociedade. "Mas as dificuldades nos move para frente e o lançamento dessa cartilha é um passo grande da política de saúde da pessoa com deficiência e mostra que os desafios podem ser superados", disse Jailson Correia. Para a professora de Braille, que recebeu um exemplar da cartilha do secretário e da primeira dama do Recife, Cristina Melo, promover a disseminação de informações permite construir uma sociedade consciente dos seus direitos, equilibrando as diferenças. " E quando promovemos a acessibilidade, estamos fazendo um bem a todos", salientou.  A Cartilha de Saúde da Criança vai permitir que pais deficientes visuais se apropriem de informações sobre imunização da criança, desenvolvimento infantil, aleitamento, orientação sobre o teste do pezinho, além de outras informações para prevenção da criança. 

Dos 451 mil deficientes do Recife, 22%  apresentam alguma deficiência visual. "A Prefeitura da Cidade do Recife definiu diretrizes e princípios da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência  com proposta de garantir a inclusão social com qualidade de vida. O acesso à informação  dessas pessoas representa um eixo estratégico dessa Política Municipal", destacou a técnica da coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência, Flávia Farias.